PUBLICIDADE

Polícia

Em operação-padrão, PF prende passageiro com ecstasy no PR

9 ago 2012 - 14h22
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

A operação-padrão realizada pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, rendeu uma prisão em flagrante na manhã desta quinta-feira. Foram encontrados 6 mil comprimidos de ecstasy na bagagem de um passageiro, que embarcaria para Belo Horizonte e tinha como destino final a cidade de Goiânia.

O homem mora em Santa Catarina e foi encaminhado para a superintendência da PF em Curitiba. "Foi uma grande apreensão. No Aeroporto Afonso Pena, nunca foi apreendida desta quantidade", afirmou Fernando Augusto Vicentine, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef-PR).

A ação faz parte das atividades pelo movimento grevista convocado pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em todo o Brasil. A greve nacional dos servidores da PF começou na última terça-feira.

Apesar da prisão e da apreensão, o movimento de fiscalização intensa dos policiais federais foi suspenso no final da manhã para evitar mais transtornos no aeroporto. Durante a operação-padrão, os policiais fiscalizaram todas as bagagens despachadas. Isso resultou em atrasos na operação do Afonso Pena. De acordo com boletim divulgado pela Infraero, que administra o terminal, dos 56 vôos previstos até as 13h, houve atraso em 38, o que representa 67,9% do total. Doze voos foram cancelados.

"Decidimos suspender a operação para evitar prejuízos à população. Temos uma assembleia que vai definir os próximos passos. A cada dia estamos promovendo uma mobilização", explicou Vicentine. Ele não descarta a realização de uma nova operação-padrão no Aeroporto Afonso Pena. "Demonstramos o que deveria ser feito todos os dias, ou pelo menos com mais freqüência, mas que o pequeno efetivo não permite", disse.

A paralisação da PF aumenta o quadro de servidores públicos em greve em todo o País. Segundo o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Costa, o movimento atinge 28 órgãos, com 370 mil servidores públicos parados.

Policiais federais implantaram a operação-padrão no Aeroporto Afonso Pena
Policiais federais implantaram a operação-padrão no Aeroporto Afonso Pena
Foto: Aniele Nascimento / Futura Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade