PUBLICIDADE

Polícia

Em nota, Serra lamenta morte "trágica e precoce" de Glauco

12 mar 2010 - 17h02
(atualizado às 17h44)
Compartilhar

O governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), lamentou a "a morte trágica e precoce" do cartunista Glauco Villas Boas, 53 anos, em nota divulgada na tarde desta sexta-feira. "Nesta hora de dor, quero expressar à família, amigos e fãs do cartunista nossas condolências", disse.

O cartunista Glauco Villas Boas, em foto de 2002
O cartunista Glauco Villas Boas, em foto de 2002
Foto: Raphael Falavigna / Divulgação

O cartunista e o filho Raoni Villas Boas, 25 anos, foram mortos a tiros, no bairro de Santa Fé, em Osasco (SP). Segundo a Polícia Militar (PM), os dois chegaram a ser encaminhados ao hospital Albert Sabin, mas não resistiram aos ferimentos. A mulher, a enteada de Glauco, Juliana Vennis, 30 anos, e um homem de 32 anos, que não é da família, viram o crime.

De acordo com o Serra, Glauco criou personagens "tão familiares que são hoje parte do nosso cotidiano nas tirinhas dos jornais". O cartunista criticava os usos e costumes do nosso País sem perder a leveza e o humor "tão brasileiro de seu desenho".

O delegado Archimedes Cassão Veras Júnior, da Delegacia Seccional de Osasco, descartou a possibilidade de assalto na morte do cartunista. Segundo o delegado, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24 anos, teria aparecido na casa, onde tinha livre acesso por frequentar cultos da Igreja Céu de Maria, que segue a filosofia do Santo Daime, possivelmente para "pedir conselhos". O jovem também fez menção de se matar em frente a Glauco e o cartunista tentou impedir a ação, afirmou Veras Júnior.

"O jovem é problemático, não arrumava emprego. Foi um ato de insanidade", disse o delegado.

Pela manhã, o advogado da família do cartunista, Ricardo Handro, disse que a enteada de Glauco foi rendida por três homens e, em seguida, chamou Glauco e a mãe. "Os bandidos tinham por objetivo levar o cartunista para fora da casa. Era um sequestro-relâmpago, com motivação ainda ignorada por nós", disse.

A política, no entanto, ainda apura se havia mais uma ou duas pessoas com o suspeito. "Quem vai responder por esse homicídio é o Carlos Eduardo. Se surgirem outros, serão também indiciados", disse o delegado, que afirmou também que a prisão do suspeito é "uma questão de tempo".

Velório
O velório de Glauco e do filho está sendo realizado na casa da família, em Osasco. No terreno da residência, há um local de culto da Igreja Céu de Maria.

A Doutrina do Santo Daime é uma prática religiosa cristã, ecumênica, que repudia toda as formas de intolerância religiosa. Os seguidores tomam o chá conhecido por esse nome. Para eles, a bebida amplia a capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento, elevando a consciência do ser humano.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade