PUBLICIDADE

Polícia

Em noite violenta, pelo menos 8 pessoas são mortas em SP

8 nov 2012 - 09h17
(atualizado às 09h20)
Compartilhar

A região metropolitana de São Paulo registrou mais uma noite de violência, com pelo menos oito pessoas mortas e duas feridas a tiros, além de três suspeitos de crimes presos. Também foram registrados dois ataques a agentes públicos em um intervalo de cinco horas, entre as 19h30 de quarta-feira e o começo da madrugada desta quinta-feira.

Criminosos trocaram tiros com guardas municipais em Cotia
Criminosos trocaram tiros com guardas municipais em Cotia
Foto: Helio Torchi / Futura Press

Veja os ataques a PMs e ônibus incendiados em SP

Homicídios, estupros e roubos crescem em SP em 2012

Cinco das mortes ocorridas na madrugada foram em supostos confrontos entre policiais e criminosos. Os três homicídios foram cometidos por pessoas não identificadas. Um ataque a uma equipe da Guarda Civil de Cotia, na Grande São Paulo, acabou com duas pessoas mortas e dois suspeitos presos na noite de ontem.

De acordo com a PM, quatro homens em um veículo roubado abordaram uma viatura da guarda e dispararam contra o carro. Um policial foi ferido na axila e passa bem. Pouco depois, o carro que participou do crime foi localizado pela Guarda Municipal e, em confronto com os agentes, segundo a Polícia Civil, dois suspeitos foram baleados e morreram a caminho do Hospital Geral de Cotia.

Uma hora e meia depois, o soldado Humberto Gonçalves foi baleado ao ser vítima de um ataque no Jardim Las Vegas, em Santo André, na Grande São Paulo. À paisana, o policial militar saía da casa de um amigo quando alvo de um criminoso que o aguardava escondido. Após o ataque, o atirador fugiu com outra pessoa em uma moto.

Segundo PM, Gonçalves foi encaminhado a um hospital e passa bem.

Confrontos

No começo da madrugada desta quinta-feira, um homem morreu após supostamente ser baleado pela PM após assaltar a loja de conveniência de um posto de gasolina nos Jardins, área nobre na zona sul de SP.

Depois de levar R$ 230, ele foi abordado por policiais e reagiu, de acordo com a polícia. O homem foi encaminhado ao hospital, mas morreu. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial, dos Jardins. Antes, no final da noite de quarta-feira, um homem morreu e outro foi ferido e preso durante suposto confronto com policiais militares em Diadema, no Grande ABC.

Segundo a polícia, a dupla foi flagrada quando tentava roubar um veículo na esquina da rua Rio Claro com a avenida Conceição, na Vila Ida, e reagiu. Praticamente no mesmo horário, um homem morreu e outro foi preso após uma suposta troca de tiros com policiais militares em Itaquaquecetuba, região leste da Grande São Paulo.

A dupla, segundo a PM, estava numa moto roubada. Os policiais avistaram o veículo e realizaram a abordagem. Um dos ocupantes da moto teria atirado contra os policiais, que revidaram. Um suspeito foi atingido e morreu. O outro se entregou e, ileso, acabou preso. O caso foi registrado no Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba.

Homicídios

Um homem, identificado como Vitor Saraceno dos Santos, foi morto, com um tiro no rosto, por volta das 21h de quarta-feira, na rua Doutor Fontes de Resende, na zona leste de São Paulo.

Segundo a polícia, a vítima tinha antecedentes criminais e o local do homicídio seria um ponto de venda de drogas. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, da Penha.

Outro assassinato foi registrado em Embu das Artes, na Grande São Paulo, por volta das 22h. Em Itapevi, meia hora depois, aconteceu outra morte. Em ambos os casos, segundo a polícia, moradores escutaram vários tiros e ligaram para a PM. Ao chegarem, os policiais encontraram os homens já mortos. Nenhum deles foi identificado.

Onda de violência

Desde o início do ano, ao menos 90 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital houve um crescimento de 102,82% no número de pessoas vítimas de homicídio no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo período.

Fonte: Agência Estado Agência Estado
Compartilhar
Publicidade