PUBLICIDADE

Polícia

'El País': juiz mais ameaçado do Brasil vive entre policiais armados

24 jun 2013 - 10h58
(atualizado às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O juiz federal Odilon de Oliveira é descrito pelo jornal espanhol El País como "o mais ameaçado do Brasil" - por seu trabalho contra o tráfico de drogas, ele anda o tempo todo cercado de policiais federais e seguranças particulares. O magistrado mora em Campo Grande (MS), mas viaja com frequência para vários lugares - entre eles, a fronteira do Brasil com o

Paraguai, que tem cidades comandadas pelo crime organizado. Ele já morou em Ponta Porã (MS), município fronteiriço, onde sofreu uma tentativa de assassinato.

A situação no local é consequência do tráfico de drogas - o Paraguai é um dos maiores produtores de maconha da América do Sul, e a Bolívia é o terceiro maior produtor mundial de cocaína. O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados do mundo, segundo um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) publicado em 2012. Aviões carregados com cocaína e maconha chegam à fronteira do Brasil sem muitos problemas, e a Bolívia e o Paraguai não contam com recursos para rastrear voos clandestinos. Assim, os traficantes apenas têm que se estabelecer na fronteira - e o juiz trabalha para impedi-los. Em seu escritório, Oliveira tem uma gaveta confidencial: "aqui estão os planos que encontrei para me matarem", diz. Ele é o único juiz do Brasil protegido a esse nível, com seguranças que o acompanham 24 horas por dia - o único dos 150 magistrados federais que já foi ameaçado oficialmente.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade