PUBLICIDADE

Polícia

Divulgado retrato de acusado de matar líder do AfroReggae

22 out 2009 - 19h47
(atualizado às 20h14)
Compartilhar

A Polícia Civil divulgou, na tarde desta quinta-feira, o retrato falado de um dos acusados do latrocínio (roubo seguido de morte) de Evandro João da Silva, 42 anos, coordenador do grupo AfroReggae, assassinado na madrugada de domingo na esquina das ruas do Carmo e Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro. A imagem foi confeccionada com base em informações passadas pelos policiais militares.

O retrato foi confeccionado com base em informações passadas pelos policiais militares
O retrato foi confeccionado com base em informações passadas pelos policiais militares
Foto: Polícia Civil / Divulgação

No início da tarde, o comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, deu uma entrevista coletiva e afirmou estar envergonhado e absolutamente indignado com o fato de os policiais militares do 13º Batalhão da PM (Praça Tiradentes) supostamente não terem prestado socorro à vitima. Os PMs também são acusados de roubar os tênis e um casaco vermelho do coordenador e liberar os bandidos.

"É sempre ruim para a corporação quando PMs erram em suas obrigações. Mas se a Polícia Militar errou, é importante que nós identifiquemos isso", disse Mário Sérgio.

O capitão Denis Leonard Nogueira Bizarro e o cabo Marcos Oliveira Salles estão presos administrativamente no 13º BPM por um prazo de 72 horas. Segundo o comandante Mário Sergio, após investigação interna, eles poderão levar desde uma punição leve até ser expulsos da corporação.

Os PMs estão respondendo, ao mesmo tempo, ao inquérito policial militar e ao inquérito civil. Se a prisão preventiva for pedida, os PMs serão transferidos para o Batalhão Especial Prisional, em Benfica, zona norte do Rio.

O capitão Denis Leonard Nogueira Bizarro prestou depoimento ainda na noite de quarta-feira, na 1ª Delegacia de Polícia (Praça Mauá). O cabo Marcos Oliveira Salles foi ouvido apenas na tarde desta quinta-feira pelo delegado José Luiz Duarte.

Imagens de circuito interno de TV de lojas próximas mostram os ladrões atacando Silva e o coordenador tirando sua jaqueta e o par de tênis. Em seguida acontece uma luta corporal, Silva é baleado e cai na calçada.

Os ladrões fogem e, em questão de segundos, uma patrulha da Polícia Militar passa pelo local. Eles prendem os bandidos e os liberam pouco depois. No fim, as imagens mostram os PMs colocando a jaqueta e o par de tênis de Silva dentro da viatura.

"Em um primeiro momento, nosso comandante geral ficou sabendo pelo telefone do fato. Nós trabalhamos com a hipótese de desvio de conduta (e não crime) por que ainda não recebemos as imagens aqui no 13º BPM", disse o major Oderlei Santos. "Ainda não podemos dizer que um crime foi cometido, pois ainda precisamos saber o que os policiais militares envolvidos alegam."

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade