PUBLICIDADE

Polícia

Dilma lamenta morte de jovem baleado por PM e critica violência na periferia

29 out 2013 - 12h22
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff comentou em seu perfil no Twitter, na manhã desta terça-feira, a morte do adolescente Douglas Martins Rodrigues, 17 anos, no domingo, após uma abordagem policial na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo, e prestou solidariedade à família e amigos do garoto. 

“Foi com tristeza que soube da morte do jovem Douglas Rodrigues, de apenas 17 anos, na zona norte de São Paulo. Nessa hora de dor, presto minha solidariedade a sua família e amigos”, disse a presidente. 

Além de lamentar a morte do jovem, a presidente afirmou que “assim como Douglas, milhares de outros jovens negros da periferia são vitimas cotidianas da violência”. “A violência contra a periferia é a manifestação mais forte da desigualdade no Brasil”, afirmou. 

Morte gerou protestos na região do Jaçanã

Foram liberadas, por volta das 6h30, 32 pessoas por participação nos atos de vandalismo que provocaram o bloqueio na segunda-feira à noite da rodovia Fernão Dias, na região de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a Polícia Militar, cerca de 90 pessoas foram detidas e duas permanecem presas.

A PM informou que seis ônibus e três caminhões foram incendiados durante o protesto na rodovia Fernão Dias na noite de ontem. De acordo com Bruno Guilherme de Jesus, delegado de plantão no 39º Distrito Policial, na Vila Gustavo, algumas lojas foram saqueadas e uma pessoa, baleada. 

O delegado informou que as 32 pessoas foram liberadas por falta de provas e que apenas duas continuam presas por ainda não ter sido possível reconhecer suas identidades. O delegado aguarda a conferência das suas impressões digitais para que também sejam liberadas.

Segundo o delegado, pelo menos 20 detidos tinham passagem pela polícia, a maioria por roubo, furto e tráfico de drogas. O delegado informou ainda que os acusados poderão ter de responder por dano qualificado, incêndio e furto.

Jovem é morto por PM

De acordo com a Polícia Militar, na tarde do domingo vários policiais foram ao bairro Jaçanã para atender um incidente, quando, após tentar revistar dois suspeitos, houve um "disparo acidental" que atingiu o adolescente Douglas no tórax, por volta das 14h30. O jovem foi socorrido e levado ao Hospital Jaçanã, onde morreu, e o PM responsável pelo disparo, Luciano Pinheiro Bispo, 31 anos, foi preso "acusado de flagrante delito por homicídio culposo".

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), testemunhas afirmaram na delegacia que o tiro pareceu acidental, já que apenas um disparo foi feito. A arma do PM foi apreendida e a perícia realizada no local. O policial foi encaminhado ao presídio militar Romão Gomes. 

O caso foi registrado no 73º Distrito Policial (Jaçanã), mas encaminhado ao 39º DP (Vila Gustavo), onde será investigado. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade