PUBLICIDADE

Polícia

Deputado: anistia a bombeiros pode ser votada nesta semana

12 jun 2011 - 10h40
(atualizado às 11h23)
Compartilhar

O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) disse que há chances de que a anistia para os 439 bombeiros presos durante protesto no Rio de Janeiro seja votada ainda nesta semana. Molon, que participa da passeata da categoria na praia de Copacabana, na manhã deste domingo, parabenizou a população pela mobilização.

Milhares de pessoas participavam da passeata dos bombeiros em Copacabana
Milhares de pessoas participavam da passeata dos bombeiros em Copacabana
Foto: Luiz Gomes / Futura Press

Confira o salário dos bombeiros em cada Estado do País

Molon é um dos deputados que conseguiu, na madrugada de sexta-feira, um habeas-corpus para soltar os militares presos.

Bombeiros na cadeia

Cerca de 2 mil bombeiros que protestavam por melhores salários invadiram o quartel do Comando Geral dos Bombeiros, na praça da República, em 3 de junho. O Batalhão de Choque da Polícia Militar invadiu o local e prendeu 439 bombeiros. Eles respondem pelos crimes de motim, dano ao aparelhamento militar (carros e mobiliário), dano a estabelecimento (quartel) e inutilização do meio destinado a salvamentos (impedir que carros saíssem para socorro).

Os bombeiros prosseguem com os protestos, e acamparam em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) até que os detidos começaram a ser libertados, em 10 de junho. Eles não aceitam a proposta de reajuste de 5,58% oferecida pelo Estado e pedem ainda a anistia geral (criminal e administrativa) dos bombeiros presos.

A situação vinha se tornando tensa desde maio, quando uma greve de guarda-vidas, que durou 17 dias, levou cinco militares à prisão. A paralisação acabou sendo encerrada por determinação da Justiça. Os bombeiros alegavam não ter recebido contraproposta do Estado sobre a reivindicação de aumento do piso mínimo para R$ 2 mil. Os profissionais fluminenses recebem cerca de R$ 950 por mês.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade