PUBLICIDADE

Polícia

Dantas fica 30 minutos calado na PF em SP e é indiciado

27 abr 2009 - 08h19
(atualizado às 21h58)
Compartilhar

Vagner Magalhães

Direto de São Paulo

O banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, foi indiciado nesta segunda-feira pela Polícia Federal, em um dos inquéritos da Satiagraha, que investiga supostos crimes financeiros cometidos pelo banco. Dantas, que prestaria depoimento, chegou à sede da PF às 8h e saiu por volta das 8h30. De acordo com o advogado do grupo Opportunity, Andrey Schmidt, o banqueiro ficou calado.

"Dantas ficou em silêncio. O STF nos deu acesso irrestrito às provas dos autos. Enquanto essa documentação não for juntada (ao processo) eu determinei que eles não falassem. Faz parte da defesa ter conhecimento integral da investigação", disse Schmidt.

A Polícia Federal confirmou que Dantas foi indiciado formalmente pelos crimes de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e empréstimo vedado (empréstimo fraudulento entre empresas e controladores de um mesmo grupo econômico, o que é proibido pela Lei do Colarinho Branco).

Segundo o advogado Andrey Schmidt, o indiciamento já estava pronto. "Houve indiciamento formal dele e nos colocamos à disposição. O indiciamento já estava noticiado (pronto). Não há exercício da defesa com o indiciamento já pronto."

A tomada de depoimentos no inquérito da Satiagraha teve início na semana passada. Nesta manhã, há ainda previsão de que seis diretores do banco e a irmã do banqueiro, Verônica Dantas, sejam ouvidos. Verônica chegou à sede da PF às 11h. Não há, no entanto, previsão de quanto tempo devem durar os depoimentos. Na terça-feira, depõem outras quatro pessoas, mas os nomes não foram divulgados pela Polícia Federal.

Operação Satiagraha

A Operação Satiagraha, deflagrada no dia 8 de julho de 2008, foi comandada pelo delegado federal Protógenes Queiroz, reuniu quase 300 agentes da Polícia Federal e prendeu, além de Dantas, o empresário Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Durante a Satiagraha, Dantas chegou a ter sua prisão decretada por duas vezes e foi levado à carceragem da PF. Dois habeas-corpus concedidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, durante o recesso do Poder Judiciário, no entanto, o colocaram em liberdade.

Protógenes foi afastado da operação após as suspeitas de que ele teria vazado informações das investigações. O delegado responde a um inquérito por isso. Na época, a PF afirmou que o delegado deixava a operação para realizar um curso. Em novembro, ao retomar suas atividades, Protógenes foi informado de seu afastamento também da Diretoria de Inteligência da PF. Depois disso, o delegado afirmou que entraria com um pedido de indenização contra a PF, mas disse que não tinha pressa para mover a ação.

Protógenes é investigado também pela participação em um comício eleitoral na cidade de Poços de Caldas (MG), em setembro de 2008, motivo pelo qual foi afastado da PF. De acordo com o diretor-geral da corporação, servidores públicos da ativa não podem se envolver em campanhas políticas.

Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade