PUBLICIDADE

Polícia

Com só 1 jogo, DF aposta em blindados e vants para dar exemplo de segurança

Brasília vai abrir a Copa das Confederações e promete segurança impecável para a população e autoridades

7 jun 2013 - 10h09
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários
A Polícia Militar de Brasília terá dois veículos blindados com câmeras altamente precisas, que identificam rostos e placas num raio de mais de 300 metros
A Polícia Militar de Brasília terá dois veículos blindados com câmeras altamente precisas, que identificam rostos e placas num raio de mais de 300 metros
Foto: André Sousa / Divulgação

Sede do primeiro jogo da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho, Brasília contará com um reforçado esquema de segurança para o torneio, mesmo recebendo apenas uma partida. Isso porque a capital do País terá a presença de diversas autoridades, entre elas a presidente Dilma Rousseff. Cerca de 5 mil agentes, um número secreto de policiais infiltrados, dois helicópteros, 780 veículos, ambulâncias, viaturas de resgate e 550 motocicletas atuarão para evitar surpresas na abertura do torneio. Além disso, a Polícia Militar terá dois veículos blindados com câmeras altamente precisas, que identificam rostos e placas num raio de mais de 300 metros, e veículos aéreos não tripulados (vants).

Veja como é o Hermes 450, o vigilante das fronteiras brasileiras

Conheça o UAS, o minivant da segurança privada

O Terra começa hoje série de reportagens que vão mostrar como as seis capitais estão se preparando para receber os jogos com segurança. Amanhã, será a vez de Fortaleza (CE); no domingo, Recife (PE); na segunda, Salvador (BA); na terça-feira, Belo Horizonte (MG), e na quarta do Rio de Janeiro, cidade que receberá a final no Estádio do Maracanã.

Em Brasília, o efetivo policial contará com o apoio de dois blindados, batizados de "Centurion", que custaram cerca de R$ 1,6 milhão cada. Segundo a tenente-coronel Cynthiane Santos, comandante do Batalhão Policiamento de Choque da PM, "trata-se de um projeto exclusivo, que uniu tudo que há de mais moderno já existente em outros veículos". Eles serão utilizados na vigilância de lugares onde há grande aglomeração de pessoas e para a dispersão de manifestações violentas. 

De acordo com o secretario extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, a intenção do governo é que não haja nenhuma falha no sistema de segurança
De acordo com o secretario extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, a intenção do governo é que não haja nenhuma falha no sistema de segurança
Foto: Hmenon Oliveira / Divulgação

Os carros são equipados com dispositivos não letais, como jato de água, e também são capazes de combater pequenos incêndios. Os novos blindados da PM transportam até 21 pessoas e dispõem de pás limpa-trilhos, que conseguem desobstruir ruas fechadas com pedras e pedaços de madeira, por exemplo. Um deles foi utilizado no patrulhamento do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, durante o jogo Santos e Flamengo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.

Vants no espaço aéreo

Nos céus da capital federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai usar veículos aéreos não tripulados (vants), um privilégio que só a cidade do Rio de Janeiro também terá. O equipamento vai funcionar no monitoramento do estádio e arredores.

"Nós temos absoluta certeza de que teremos um efetivo suficiente para fazer um excelente trabalho no que diz respeito à segurança", assegurou o secretario de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. A entrada no Mané Garrincha terá centros de triagens, aos moldes dos usados em aeroportos, com detectores de metal e aparelhos de raio-X. 

Até na água a cidade contará com esquema de segurança, mesmo estando longe do litoral. Cerca de 200 militares da Marinha fizeram treinamentos na região do lago Paranoá, próximo ao hotel onde se hospedará a Seleção Brasileira e delegações da Fifa.

Combate ao terrorismo

Os agentes policiais receberam um treinamento especial de abordagem e tiveram aulas sobre a Lei Geral da Copa, tiro defensivo e ações de combate ao terrorismo. O objetivo é que o comportamento dos policiais seja padronizado e os procedimentos não surpreendam as pessoas.

De acordo com o secretario extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, a intenção do governo é que não haja nenhuma falha no sistema de segurança. “Uma cidade como Brasília, que se prepara para ser sede de grandes eventos, precisa testar todo o seu sistema de segurança e fazê-lo de forma integrada para que possamos bem servir aqueles que estão aqui, aqueles que virão na Copa do Mundo. Então nossa cidade se prepara para um novo patamar", ressaltou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade