PUBLICIDADE

Polícia

Cissa Guimarães teve que ser sedada após morte do filho

21 jul 2010 - 07h34
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Celso Oliveira, Diego Barreto, João Fernando, Marco Antonio Canosa, Ricardo Albuquerque e Sara Paixão
Rio de Janeiro

A imprudência no trânsito silenciou de forma precoce, na manhã de terça-feira, a carreira promissora do músico Rafael Mascarenhas, 18 anos, filho caçula da atriz Cissa Guimarães. O rapaz andava de skate na pista sentido Gávea do Túnel Acústico -que estava sem tráfego devido à interdição para manutenção do Túnel Zuzu Angel, 4,9 km antes- quando foi atropelado pelo Siena KXR-0394, dirigido pelo estudante Rafael de Souza Bussamra, 25 anos, que estaria em alta velocidade. Ele está sendo investigado por homicídio culposo (sem intenção).

Muito abalada, Cissa teve que ser sedada. À atriz Tássia Camargo, que perdeu uma filha de 2 anos em 1996, ela perguntou: "Onde vou arranjar forças para seguir em frente?". Desolado, o ator João Velho, irmão da vítima, foi amparado no IML.

O Siena entrou na pista bloqueada após realizar manobra proibida e acessar passagem de emergência no Túnel Zuzu Angel. A polícia investiga se o motorista e seus amigos, Gabriel Henrique de Souza Ribeiro e Gustavo Miraldes Bulos, ambos de 20 anos, que estavam no Honda Civic placa KZG-1859, estariam participando de um "pega". Ontem, Gabriel e Gustavo prestaram depoimento como testemunhas. A acusação foi feita pelos dois skatistas que estavam com a vítima.

"Investigamos essa informação (de que haveria um 'pega')", afirmou a delegada Bárbara Lomba Bueno, da 15ª DP (Gávea). Se ficar provado que Rafael cometeu série de infrações que evidenciem falta de cautela, "o homicídio pode virar doloso (com intenção)." "As testemunhas (skatistas) serão ouvidas novamente e o Siena ainda será periciado", completou a delegada.

Segundo a delegada Bárbara Lomba Bueno, responsável pela investigação, as imagens da câmera da CET-Rio mostram o Siena parado junto a uma viatura da PM na saída do túnel logo depois do acidente. Ela quer saber por que os policiais liberaram os rapazes, que afirmam terem avisado sobre a colisão. À 1h36, registro do celular de um deles prova que foi feita chamada a um telefone de emergência. Por isso também, ela descartou acusá-los de omissão de socorro.

Os três que estavam no Siena e no Honda chegaram à 15ª DP (Gávea) no início da tarde de ontem. Jovens de classe média, moradores da Barra da Tijuca, Rafael, Gabriel e Gustavo confirmaram o atropelamento do músico.

Em depoimento, eles afirmaram que seguiam para a Barra da Tijuca quando decidiram retornar à Gávea para fazer um lanche. Ele negam que estivessem em alta velocidade, afirmam que dirigiam entre 80 km/h e 90 km/h. Um quarto jovem, identificado como André, também estaria no Siena e deve depor hoje.

Socorro no Miguel Couto

O acidente foi à 1h35. O filho de Cissa e amigos andavam de skate quando foram surpreendidos pelos dois veículos. Rafael disse que buzinou e piscou o farol, mas alega que o skatista teria feito manobra brusca. O Corpo de Bombeiros foi acionado à 1h49 e chegou ao local em menos de cinco minutos. Com politraumatismo, Rafael foi levado com vida ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, onde foi operado, mas morreu às 8h.

Agentes pediram bloqueio de saídas do Rio para impedir fuga

Depois de atropelar Rafael, o condutor do Siena levou o veículo para uma oficina em Quintino, na Zona Norte. Ontem, no final da noite, policiais da 15ª DP foram até o local para tentar apreender o veículo.

Policiais chegaram a acionar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que bloqueasse as saídas da cidade com medo de que ele fugisse com o carro. Após saber que a polícia identificara a placa do Siena, Rafael foi orientado pela família a se apresentar. Ele contou que não sabia da interdição do túnel, e por isso resolveu fazer o retorno proibido, imaginando que não haveria pedestres no caminho.

O advogado de Cissa Guimarães, Ricardo Brajterman, disse que a família ainda não decidiu se exigirá indenização na Justiça: "A via estava fechada para manutenção e ele e os amigos foram até lá. Rafael estava equipado (provavelmente com capacete). Os motoristas não respeitaram o bloqueio da CET-Rio e invadiram a pista para fazer racha. Entraram a mais de 120km/h, achando que ninguém estava lá. A família vai decidir se vai pedir indenização, não pelo dinheiro, mas pelo caráter punitivo".

Apaixonado por música

Os mais de 600 amigos no perfil virtual de Rafael Mascarenhas no site de relacionamentos Orkut mostram a popularidade do músico. Considerado um jovem bem-humorado, Rafael era apaixonado por música. Fotos mostram ele ainda menino já no palco ao lado do pai, o também músico Raul Mascarenhas. Fã de JimiHendrix, Rafael era guitarrista e vocalista da banda The Good Fellas, que formou ao lado de quatro amigos. Eles se apresentariam ontem no Espaço Jardim Botânico.

Atualmente, Rafael participava da segunda edição do reality show Geleia de Rock, exibido pelo canal Multishow. A edição do programa que seria exibida na noite de ontem foi cancelada. O apresentador do programa, Beto Lee, gravou um comunicado no qual lamentava a morte de Rafael. "O Rafael era um garoto muito sangue bom, gostaria de dar os pêsames à família dele", disse Lee.

Cissa Guimarães ficou muito abalada com a morte do filho
Cissa Guimarães ficou muito abalada com a morte do filho
Foto: Kadu Ferreira / Photo Rio News
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade