PUBLICIDADE

Polícia

Captura do traficante Nem ganha repercussão internacional

10 nov 2011 - 11h52
Compartilhar

A prisão do chefe do tráfico da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, ganhou repercussão internacional. Nem era um dos bandidos mais procurados do Rio de Janeiro e foi preso na zona sul do Rio, pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, na madrugada desta quinta-feira, enquanto tentava fugir da cidade no porta malas de um carro.

Beleza e caos: veja fatos do Rio que encantam e apavoram o mundo

O site do jornal The Washington Post destaca Nem como o o chefe do tráfico de drogas da "maior favela da América Latina", a Rocinha, com cerca de "100 mil habitantes". A notícia também saiu na BBC News, no jornal espanhol El País e em um site de notícias de Cingapura.

No fim da manhã, Nem estava na sede da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio, onde passou a madrugada dando depoimentos. De lá, o traficante deve ser transferido para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste da cidade.

O Nem

De acordo com o Disque-Denúncia, o chefe do tráfico da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, passou por diversos setores da "carreira" de traficante. Começou como "vapor", encarregado de entregar as drogas aos compradores, depois atuou como "soldado", na proteção dos locais de venda contra a polícia e traficantes de facções rivais, até assumir a gerência de uma boca de fumo. Ele passou a controlar grande parte das vendas em 2005, junto com João Rafael da Silva, o Joca. Após a prisão de Joca, em outubro de 2008, Nem assumiu o controle da favela.

Nem tem 35 anos e mandados de prisão por tráfico de drogas, homicídio, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. É a primeira vez que Nem é preso. O Disque-Denúncia oferecia recompensa de R$ 5 mil por informações que levassem a sua prisão.

A Rocinha é uma das maiores favelas da América Latina e fica entre dois dos bairros mais ricos do Rio de Janeiro, São Conrado e Gávea. Segundo o Censo 2010, a favela conta hoje com 69,3 mil habitantes. Apesar de a secretaria de segurança não confirmar a data, a invasão da Rocinha para a instalação de uma UPP está marcada para o próximo domingo. Desde a madrugada desta quinta-feira, a polícia faz um cerco à favela.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade