PUBLICIDADE

Polícia

Cabral anuncia UPP no Engenho e prevê 40 unidades em 4 anos

5 jan 2011 - 12h20
(atualizado às 17h45)
Compartilhar

Em cerimônia realizada na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, o governador do Estado, Sérgio Cabral, anunciou nesta quarta-feira que as favelas do Engenho Novo, na zona norte, serão as próximas a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Segundo Cabral, o objetivo é instalar 40 novas UPPs no Estado até o fim de seu mandato, em 2014.

O plano de pacificar as favelas do Engenho Novo é parte integrante da unidade do Morro dos Macacos, inaugurada no dia 30 de novembro, e 13ª unidade instalada. Cabral informou que tropas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) iniciam a retomada do território dos morros do Sampaio, São João, Matriz e Quieto a partir desta quinta-feira. A ocupação faz parte da segunda etapa de pacificação da zona norte. Em uma terceira etapa, ainda sem data divulgada, serão beneficiados os morros do Encontro e da Cachoeirinha, já no Lins de Vasconcelos.

"Ocupamos o Morro dos Macacos e agora viramos para o outro lado. É uma alegria muito grande para mim, que nasci no Engenho Novo, ali próximo. E é uma alegria muito grande também saber que o povo daquela região, a partir de amanhã, começa a ter a sua UPP instalada com a entrada do Bope nessas duas comunidades", disse Cabral.

Unidades de Polícia Pacificadora já beneficiam moradores do Andaraí, Batan, Borel, Chapéu Mangueira/Babilônia, Cidade de Deus, Formiga, Pavão-Pavãozinho, Providência, Salgueiro, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos e Turano. Os complexos do Alemão e da Penha já foram pacificados, mas ainda não contam com uma UPP.

Meta é instalar 40 UPPs

Pacificar 40 comunidades dominadas por traficantes ou por milícianos até o fim de 2014. Este é o plano do governo do Estado, que já instalou até agora 13 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), sendo a última no morro dos Macacos, em novembro de 2010.

As UPPs já beneficiam moradores do Andaraí, Batan, Borel, Chapéu Mangueira/Babilônia, Cidade de Deus, Formiga, Pavão-Pavãozinho, Providência, Salgueiro, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos e Turano. Os complexos do Alemão e da Penha já foram pacificados, mas ainda não contam com uma UPP.

Ainda nesta manhã foi inaugurada uma agência bancária na Cidade de Deus. Segundo o governo do Estado, após a instalação das UPPs, o poder público e a iniciativa privada têm entrado com ações e projetos sociais, culturais e de desenvolvimento econômico em algumas comunidades.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade