PUBLICIDADE

Polícia

Bope tenta retirar traficantes de favelas da zona sul do Rio

30 nov 2009 - 10h45
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Bartolomeu Brito

A Polícia Militar iniciou, nesta segunda-feira, a operação para retirada de traficantes e pontos de vendas de drogas no morro do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A favela será a próxima a receber o programa da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). PMs também ocupam o morro do Cantagalo.

Policia faz operação para prender traficantes no Morro do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, Zona Sul do Rio
Policia faz operação para prender traficantes no Morro do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, Zona Sul do Rio
Foto: AP

Cerca de 70 homens do Batalhão de Operações Especais (Bope) da Polícia Militar e de vários batalhões estão na favela do Pavão-Pavãozinho. Na chegada, houve tiroteio, uma granada foi atirada contra os policiais e dois homens foram presos - um deles estava em liberdade condicional. Veículos blindados e helicópteros dão auxílio à ação. Operários que trabalham nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) suspenderam as atividades.

"A situação é de aparente tranquilidade. Os PMs estão na comunidade para investigar Disque-Denúncias", disse o capitão Ivan Blaz, porta-voz da Polícia Militar. Blaz não quis estabelecer metas para a ocupação das UPPs em comunidades da zona norte.

"É prematuro estabelecer metas para outras comunidades. Estas favelas da zona sul (Cantagalo, Pavão-Pavãozinho) são menores e as UPPs já se mostraram mais eficazes em comunidades deste porte. Ações em favelas da Zona Norte damandam operações mais planejadas e de maior porte", completou.

A operação de retirada e prisão de traficantes foi acompanhada de perto pela cúpula da Polícia Militar. Estiveram no Pavão-Pavãozinho os coronéis Márcio Jardim (comandante do 1º Comando de Policiamento de Área), Álvaro Garcia (Chefe de Estado Maior) e o tenente-coronel José de Carvalho, comandante das UPPs.

A ação no Pavão-Pavãozinho deve durar 15 dias. Depois que esta etapa for cumprida, cerca de 200 PMs formados em dezembro de 2008 vão ocupar o local para fazer a manutenção da paz.

O Pavão-Pavãozinho será a sétima comunidade do Rio de Janeiro a receber o programa de UPPs. As outras comunidades, já pacificadas, são Tavares Bastos (Catete), Jardim Batan (Realengo), Dona Marta (Botafogo), Cidade de Deus (Jacarepaguá), Chapéu Mangueira e Babilônia (Leme). A PM acredita que em um futuro próximo a Zona Sul ainda deva ter as comunidades da Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos (Copacabana) pacificadas.

"Existe um planejamento da Secretaria de Segurança Pública para que todas as comunidades sejam contempladas com as UPPs. Mas também, estamos trabalhando para impedir conflitos em comunidades e também para evitar confrontos entre facções rivais", disse o capitão.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade