PUBLICIDADE

Polícia

Beltrame diz que confronto entre traficantes pode se repetir

18 out 2009 - 15h54
(atualizado às 18h22)
Compartilhar

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro,José Mariano Beltrame, afirmou que que novos confrontos entre traficantes pelo controle da venda de drogas podem se repetir."Claro que a disputa entre traficantes pode acontecer novamente. Não se pode descartar, trabalhamos com todas as hipóteses. Isso historicamente aconteceu. Posso afirmar que a perda de território e o enfraquecimento de determinadas facções proporcionam isso", afirmou.

Beltrame disse que o serviço de inteligência não consegue antecipar todas as investidas "desesperadas" do tráfico, embora "cerca de 80%" das ações criminosas sejam interceptadas. "Nós temos antecipadomuito esse tipo de situação, mas dizer que isso não vai maisacontecer, que está descartada, não dá."

O secretário também revelou que entre as armas suspeitas de derrubar o helicóptero da Polícia Militar estão um fuzil 7.62, uma metralhadora calibre 30 ou uma metralhadora calibre 50. A aeronave foi utilizada no patrulhamento da área em conflito e abatida pelos bandidos, deixando dois policias mortos e quatro feridos. As vítimas serão enterradas nesta tarde, no cemitério de Sulacap, zona norte do Rio de Janeiro.

Durante este domingo, a polícia está em alerta com cerca de 2 mil homens de prontidão. Desde sábado, realiza cercos e operações em áreas de influência do tráfico. Na favela do Jacarezinho, zona norte, 300 kg de maconha foram apreendidos, duas pessoas foram mortas e quatro levadas presas.Em outras favelas, ao todo, foram apreendidos nove carregadores depistolas, 24 de fuzis, uma granada e duas pistolas. 

No Morro dos Macacos, alvo da disputa entre as facções, o clima ainda é de tensão. A comunidade está cercada pela PM e todos os veículos queentram ou saem são revistados. A corporação também utiliza cães nabusca por mais corpos e armas. Os moradores continuam assustados, masalgumas famílias que estavam fora desde a madrugada de sábado, começam a retornar a suas casas.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade