PUBLICIDADE

Polícia

Beira-Mar mandou invadir morro do Rio, dizem policiais

2 set 2009 - 22h26
(atualizado às 23h41)
Compartilhar

A guerra entre traficantes no morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, iniciada sábado na zona norte do Rio de Janeiro, só começou depois do aval de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, atualmente preso na penitenciária federal de Campo Grande (MS). Nesta quarta-feira, três suspeitos morreram em uma operação da Polícia Militar em favelas de Madureira e Vicente de Carvalho, que tinha como objetivo capturar bandidos envolvidos nos confrontos do Juramento. Foram apreendidos três fuzis, uma metralhadora, uma espingarda e duas pistolas. Outro suspeito ficou ferido.

Segundo agentes da Delegacia de Combate às Drogas, todas as ações desencadeadas pela facção Comando Vermelho (CV) só ocorrem após passarem por Beira-Mar que, por ainda ser um grande fornecedor de drogas para o grupo, tem o status de "presidente" da facção.

De acordo com os agentes, até abril, Beira-Mar estava incomunicável no presídio. A partir dali, passou a ter direito a visitas íntimas de mulheres, que passaram a transmitir informações aos seus aliados fora da cadeia, entre eles Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que comanda o Complexo do Alemão de dentro do presídio de Catanduvas (PR).

No caso do Juramento, o Comando Vermelho dominava o morro até maio, quando o perdeu para a Amigos dos Amigos (ADA). A facção decidiu recuperar o morro e o chefe do grupo, Marcinho VP, consultou Beira-Mar.

No sábado, traficantes da Vila Cruzeiro, na Penha, também na zona norte, invadiram o morro do Juramento e tomaram parte das bocas de fumo da comunidade. Outras quatro ainda pertencem aos rivais do Terceiro Comando Puro (TCP) em um "consórcio" formado pelas favelas de Acari, Rebu, Serrinha e Parada de Lucas.

A polícia acredita que o CV não conseguirá se manter por muito tempo no Juramento. O morro tem significado histórico para a facção, já que foi liderado por José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha, que comandou o tráfico nos anos 80 e protagonizou fugas da prisão. Ele foi morto em 2004.

Segundo a polícia, pelo acordo entre Beira-Mar e Marcinho VP, o Comando Vermelho planeja invadir este ano ainda os morros do Urubu, em Pilares, e da Mineira, no Catumbi, ambos dominados pela ADA. Pelas regras da facção, bandidos que ocupavam favelas perdidas para grupos rivais, milícias e os que fugiram de comunidades pacificadas como a Cidade de Deus e o Dona Marta são obrigados a participar destas invasões.

Refúgio

Os refugiados do CV ocupam os complexos da Penha e do Alemão, aguardando as ordens para agir. De acordo com investigadores da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), no Alemão também estaria escondido hoje o homem forte da quadrilha de Beira-Mar, o traficante Marcelo da Silva Leandro, o Marcelinho Niterói.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade