PUBLICIDADE

Polícia

BA: fraude em programa de transporte escolar beneficiou campanhas

Ex-vereador e ex-prefeito de Ilhéus receberam dinheiro desviado do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar

18 jul 2013 - 11h39
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal (PF) fez uma ação nesta quinta-feira para combater desvios de recursos públicos conveniados ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar nos anos de 2009 e 2010 em Ilhéus, sul da Bahia. O valor total dos contratos ultrapassa R$ 2 milhões. Batizada de Pelargós (cegonha, em grego), a operação fez alusão à lenda da ave que transporta as crianças aos lares quando elas nascem.

Batismo de fogo: veja nomes inusitados das operações policiais

Segundo a PF, empresas “laranjas” participavam de licitações de forma fraudulenta, sendo que o grupo criminoso acabava ganhando o processo. Ao menos duas campanhas políticas foram beneficiadas com verbas da quadrilha. Foi comprovado pela PF a participação de um ex-vereador e do ex-prefeito de Ilhéus no período de 2009-2012, que receberam doações de campanha de uma das empresas envolvidas.

Além disso, os ônibus utilizados pela empresa prestadora do serviço de transporte não atendia à legislação de trânsito e não tinha sequer pedido de alvará. Durante todo o período, as crianças transportadas estavam expostas a perigo de acidentes com eventual risco de vida. Os investigados estão sendo acusados de formação de quadrilha e podem pegar até 20 anos de prisão.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade