PUBLICIDADE

Polícia

BA: 68 presos afirmam terem sido espancados por guardas

2 jul 2010 - 10h51
Compartilhar

Sessenta e oito presos recolhidos na cadeia pública do Complexo Penitenciário de Salvador foram submetidos a exame de corpo delito, na noite de quinta-feira, no Instituto Médico Legal (IML). Eles acusaram agentes carcerários da unidade de agressão física e maus-tratos no dia 23 de junho.

Algemados de dois em dois, eles mostraram marcas no corpo deixadas pelos instrumentos usados nas agressões. Evitando se identificar, por receio de represálias, afirmaram que foram levados, nus, para o pátio da unidade, e submetidos a choques, espancamento e tortura psicológica.

"Não temos acesso aos agentes. Para chamá-los temos que bater nas grades. Tinham presos doentes, batemos para chamar assistência", disse um deles. O barulho teria sido interpretado como motim, daí levando à adoção de medidas de disciplina, que incluiu o uso de spray de pimenta nos olhos, conforme relataram.

Os presos alegam que não há condições de fazerem motim por causa da estrutura da cadeia, que dificulta a comunicação entre eles. Inaugurada no dia 24 de maio, a cadeia tem capacidade para 752 presos e conta, hoje, com 411 internos. Eles também reclamam de estarem vestidos com a mesma roupa há mais de um mês.

O superintendente de Assuntos Penais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Isidoro Orge, informou que o exame no IML faz parte da sindicância que apura o caso. Segundo ele, naquele dia houve princípio de tumulto e com a reação dos presos às medidas de contenção, teria havido excesso por parte dos agentes. "Tomamos conhecimento do fato posteriormente e abrimos uma sindicância para avaliar as condições dos internos e verificar quem foram os culpados e tomar as medidas punitivas cabíveis".

O superintendente negou que os presos estivessem nus durante a ação dos agentes e que eles tenham apenas uma muda de roupa. "Não é permitida, nem aceita a prática de agressões contra os presos pela Secretaria da Justiça", afirmou.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade