PUBLICIDADE

Polícia

Ataques no Rio: PM prende suspeito de chefiar tráfico

17 out 2009 - 21h02
Compartilhar

A operação montada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em razão do confronto entre traficantes de morros da zona norte da cidade prendeu, até às 20h30 deste sábado, um homem conhecido como Lacoste, suspeito de gerenciar o tráfico de drogas em Manguinhos.

Além do suspeito, a polícia apreendeu 20 kg de maconha, seis fuzis, uma carabina calibre 30, duas pistolas calibre 40, 630 munições 7mm, 20 munições 5.56mm e 800 munições calibre 40. Quatro motos e oito carros foram recuperados.

Ainda segundo a PM, 12 pessoas morreram na guerra entre traficantes na zona norte do Rio de Janeiro. Além dos dois policiais que perderam a vida na explosão do helicóptero da PM, outros dez criminosos morreram durante o tiroteio entre gangues no morro do São João.

Sábado de violência

O sábado de violência na zona norte do Rio de Janeiro começou por volta da 1h, quando traficantes do Complexo do Alemão e do Jacarezinho invadiram, por meio da favela do São João, o morro dos Macacos. De acordo com a PM, houve intenso tiroteio entre as quadrilhas rivais e pelo menos três pessoas morreram. Eles seriam membros de uma das gangues.

No início da manhã, moradores iniciaram uma mobilização, queimando pneus e outros objetos. Por volta das 9h, cerca de 120 homens da Polícia Militar iniciaram uma operação no Morro dos Macacos e no morro São João. Após uma hora do início da ação, o helicóptero utilizado pelos policiais foi alvejado a tiros disparados por traficantes, de acordo com a PM.

A aeronave pegou fogo no ar e obrigou o piloto a fazer um pouso forçado em um campo da Vila Olímpica de Sampaio, mas explodiu ao tocar o solo. Dos seis ocupantes, dois morreram carbonizados dentro do helicóptero e quatro foram encaminhados ao hospital de Andaraí.

Pelo menos 10 ônibus foram incendiados na zona norte do Rio de Janeiro no início da tarde. Até as 14h, a polícia evitava relacionar o fogo nos veículos com a violência no morro dos Macacos. Segundo a PM, duas escolas também foram incendiadas.

Os policiais cercaram o morro dos Macacos, a favela de São João, de onde teriam partido os traficantes, e a localidade São Carlos. Conforme a PM, moradores dessa última favela seriam aliados aos criminosos de São Paulo e teriam apoiado a invasão ao morro dos Macacos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade