PUBLICIDADE

Polícia

Após série de mortes, ônibus são incendiados em Campinas

13 jan 2014 - 14h59
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Ônibus e carro incendiados após protestos na região do terminal Vida Nova
Ônibus e carro incendiados após protestos na região do terminal Vida Nova
Foto: Denny Cesare / Futura Press

Três ônibus foram queimados e outros sete depredados no final da manhã desta segunda-feira em Campinas, no interior de São Paulo. Os ataques ocorrem após a cidade registrar a noite mais violenta do ano, com uma série de 12 assassinatos na região do bairro Ouro Verde, na zona oeste da cidade.

De acordo com a empresa VB Transportes e Turismo, os veículos foram atacados no Terminal Vida Nova, que é administrado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Além dos veículos, os vândalos quebraram uma das cabines do terminal e queimaram outra. Segundo a empresa, sete linhas  (126, 127, 128, 130, 131, 132 e 136) foram suspensas e voltariam a circular às 15h30, por motivos de segurança.

Durante os atos criminosos, cerca de 300 manifestantes, muitos com os rostos cobertos, carregavam pedaços de pau, pedras e substâncias inflamáveis. A empresa informou que um veículo de passeio também foi queimado e a imprensa foi hostilizada no local. Não há informações sobre feridos.

A tropa de Choque da Policia Militar, a Guarda Municipal e Policiais Militares foram acionadas e conseguiram conter a população. As ruas das imediações foram cercadas e pessoas revistadas. Dois homens  foram detidos para averiguação pelo porte de garrafas com gasolina. 

PM morto, assassinatos e protestos

A Polícia Civil vai investigar se a série de atentados contra os ônibus tem alguma relação com as mortes registradas entre ontem e hoje ou com a morte de um Policial Militar na tarde deste domingo.

Ao todo, 12 homens foram mortos a tiros entre as 21h30 de ontem e o final da madrugada de hoje. Três vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiram aos ferimentos e morreram em hospitais da região. A policia procura por testemunhas e requisita câmeras de vigilância que possam auxiliar quanto a identificação dos autores dos disparos.

Na tarde de domingo, na mesma região, um soldado da Policia Militar foi morto durante tentativa de assalto. O soldado Aride Luiz dos Santos, 44 anos, estava acompanhado da esposa abastecendo seu carro em um posto de gasolina quando foi rendido por um homem armado. Ele estava de folga e sem farda, mas reagiu e acabou levando um tiro na cabeça.

O bandido fugiu e o caso foi registrado como latrocínio, o segundo do ano em Campinas. A esposa do policial levou o marido ao pronto socorro do Hospital Ouro Verde, mas ele não resistiu. Santos era lotado na 3ª Companhia do 47º Batalhão da Policia Militar do Interior, sediada em Campinas. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade