PUBLICIDADE

Polícia

Após rebelião com 2 mortos, detentos são transferidos de presídio em SP

15 jul 2013 - 17h37
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo transferiu nesta segunda-feira parte dos presos da Penitenciária I de Itirapina, onde 68 visitantes foram impedidos de deixar a unidade por cerca de 21 horas, em uma rebelião que deixou dois detentos mortos. A quantidade de presos removidos e o destino deles são mantidos em sigilo pela SAP, por questões de segurança.

O tumulto teve início às 11h de domingo, durante o horário de visita. Dos 68 visitantes que estavam no presídio, havia 51 mulheres, sete homens e menores de 18 anos. Segundo a SAP, "em nenhum momento eles sofreram qualquer ameaça ou agressão". A negociação se estendeu pela madrugada e, às 8h20, os familiares foram liberados, com os presos retornando às celas.

Durante o motim, dois presos foram assassinados com golpes de estiletes. Eles foram identificados como Flávio Roberto da Silva, 32 anos - condenado a 16 anos, um mês e seis dias de prisão por furto -, e Antonio Washington de Souza, 39 anos - condenado a 20 anos, um mês e nove dias por roubo.

Ao término do tumulto, a Tropa de Choque da Polícia Militar entrou no presídio para fazer a contagem nominal dos presos. A Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário abriu procedimento investigativo para apurar as responsabilidades pela rebelião. A penitenciária tem capacidade para 210 presos, mas abrigava atualmente 692.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade