PUBLICIDADE

Política

Após prisões, Tarso diz que RS deve festejar descoberta de irregularidades

A PF prendeu nesta segunda-feira 18 pessoas no Estado, incluindo o secretário de meio ambiente, por acusações de corrupção

29 abr 2013 - 19h24
(atualizado em 30/4/2013 às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Em entrevista ao <b>Terra</b> durante visita a Tel Aviv, o mandatário disse que estava no ônibus a caminho da cidade de Haifa, em Israel, quando recebeu a notícia das prisões
Em entrevista ao Terra durante visita a Tel Aviv, o mandatário disse que estava no ônibus a caminho da cidade de Haifa, em Israel, quando recebeu a notícia das prisões
Foto: Guila Flint / Especial para Terra

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), afirmou nesta segunda-feira, em Israel, que a revelação das irregularidades na Secretaria do Meio Ambiente do Estado deve ser festejada e não lamentada, "pois queremos uma administração pública correta". Em entrevista ao Terra durante visita a Tel Aviv, o mandatário disse que estava no ônibus a caminho da cidade de Haifa, em Israel, quando recebeu a notícia de que a Polícia Federal havia prendido 18 pessoas, incluindo o secretário de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Carlos Niedesberg, por acusações de corrupção relacionadas a concessões de licenças ambientais.

Os servidores públicos detidos, assim como alguns empresários e consultores, estariam envolvidos na agilização de concessão de licenças para projetos de construção civil e de mineração em troca de propinas que chegariam até o valor de R$ 70 mil.

"Como ministro da Justiça, já acompanhei centenas de inquéritos desse tipo", disse o governador. "Acho que, se a Polícia Federal resolveu prender essas pessoas, é sinal de que têm provas robustas contra elas", afirmou.

"Estávamos a 10 minutos da cidade de Haifa, onde fui assinar o protocólo de intenção que dará início à instalação de um polo aeroespacial no Rio Grande do Sul, quando recebi a notícia", disse. "Depois de confirmar a gravidade das acusações, determinei o afastamento imediato do secretário", afirmou Tarso.

Confiança

O secretário havia assumido o cargo recentemente, no dia 8 de abril. "Ele estava fazendo um trabalho muito bom na Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), mas esse fato novo me tirou a confiança que tinha nele", disse o governador, que acrescentou que a chefe adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, deverá assumir a pasta de Meio Ambiente em caráter interino.

Tarso Genro iniciou no último sábado uma visita de cinco dias a Israel e à Palestina, acompanhado por uma delegação de cerca de 80 participantes.

O governador disse ao Terra que, além dos objetivos de cooperação economica e tecnológica, a visita também tem um aspecto político. "Queremos promover o intercâmbio político e cultural de forma que favoreça o projeto de desenvolvimento de forma justa e adequada para as três partes (Israel, Brasil e Palestina)", afirmou.

Durante sua visita aos territórios palestinos, o governador esteve no campo de refugiados de Shuafat, em Jerusalém Oriental, onde anunciou a doação de 11,5 toneladas de arroz à UNRWA (agencia da ONU de assistência aos refugiados palestinos). Em Israel, o governador e sua delegação deverão se encontrar com diversas empresas privadas e estatais nas áreas de tecnologia e de agricultura.

Troca de tecnologias

O prefeito da cidade de Vacaria, Elói Poltronieri, que integra a delegação de Tarso Genro, está especialmente interessado em assuntos ligados ao cultivo de maçãs. De acordo com o prefeito, a cidade é a maior produtora e exportadora da fruta no Brasil e tem enfrentado problemas com a proteção das maçãs - tanto dos raios solares como das moscas.

Segundo Poltronieri, empresas israelenses produzem telas que são mais resistentes aos raios solares do que as utilizadas atualmente em Vacaria, e Israel também possui uma tecnologia que "esteriliza a fêmea da mosca da maçã".

Para Cleber Prodanov, secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, um acordo com a empresa israelense AEL Eletronica poderá transfomar o Estado no segundo polo aeroespacial do Brasil, depois de São José dos Campos, em São Paulo.

"Sentimos muita abertura por parte de Israel. A relação entre os dois países tornou-se mais igualitária. Hoje, o Brasil é visto como um parceiro seguro que possui um grande potencial de mercado", disse o secretário gaúcho.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/concutare/concutare.htm">veja o infogr&aacute;fico</a>

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade