PUBLICIDADE

Polícia

Após conflitos com 12 mortes, Rio tem domingo tranquilo

18 out 2009 - 05h42
(atualizado às 18h31)
Compartilhar

Desde o início da madrugada, o domingo é tranquilo no Morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro, onde uma guerra entre traficantes deixou doze mortos neste sábado - dois policiais e 10 criminosos. Até as 9h30, a Polícia Militar não havia registrado novos tiroteios e nem confontos.

Moradores tentam retomar a rotina após operação no Jacarezinho
Moradores tentam retomar a rotina após operação no Jacarezinho
Foto: Reuters

O esquema especial de segurança anunciado neste sábado pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, com mobilização de 2 mil policiais civis e militares, permance na região por tempo indeterminado.

Os policiais tiveram folgas suspensas e estão de prontidão, inclusive os da Baixada e de Niterói. A missão é conter confrontos entre traficantes e ataques a ônibus. Ontem, PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 3º BPM (Méier) fizeram buscas nos morros dos Macacos e São João, em Vila Isabel.

Sábado de violência

O sábado de violência na zona norte do Rio de Janeiro começou por volta da 1h, quando traficantes do Complexo do Alemão e do Jacarezinho invadiram, por meio da favela do São João, o Morro dos Macacos. De acordo com a PM, houve intenso tiroteio entre as quadrilhas rivais e pelo menos três pessoas morreram. Eles seriam membros de uma das gangues.

No início da manhã, moradores iniciaram uma mobilização, queimando pneus e outros objetos. Por volta das 9h, cerca de 120 homens da Polícia Militar iniciaram uma operação no Morro dos Macacos e no morro São João. Após uma hora do início da ação, o helicóptero utilizado pelos policiais foi alvejado a tiros disparados por traficantes, de acordo com a PM.

A aeronave pegou fogo no ar e obrigou o piloto a fazer um pouso forçado em um campo da Vila Olímpica de Sampaio, mas explodiu ao tocar o solo. Dos seis ocupantes, dois morreram carbonizados dentro do helicóptero e quatro foram encaminhados ao hospital de Andaraí.

Pelo menos 10 ônibus foram incendiados na zona norte do Rio de Janeiro no início da tarde. Até as 14h, a polícia evitava relacionar o fogo nos veículos com a violência no morro dos Macacos. Segundo a PM, duas escolas também foram incendiadas.

Os policiais cercaram o morro dos Macacos, a favela de São João, de onde teriam partido os traficantes, e a localidade São Carlos. Conforme a PM, moradores dessa última favela seriam aliados aos criminosos de São Paulo e teriam apoiado a invasão ao morro dos Macacos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade