PUBLICIDADE

Polícia

Ano-Novo: Alemão e Cruzeiro terão show de fogos por ocupação

27 dez 2010 - 23h39
(atualizado às 23h46)
Compartilhar

A ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão pelas forças de segurança vai ser comemorada no Ano-Novo na zona norte do Rio de Janeiro. A prefeitura preparou uma queima de fogos especial em torno da Igreja da Penha, que deve encantar aos mais de 400 mil moradores da região. As comunidades, antes dominadas pelo tráfico de drogas, estão tomadas desde o dia 28 de novembro.

O Complexo do Alemão foi tomado por veículos do Exército no final de novembro
O Complexo do Alemão foi tomado por veículos do Exército no final de novembro
Foto: EFE

"Na Penha, teremos uma grande queima de fogos, vivendo este momento especial, de liberdade do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro. A Igreja da Penha vai ter um motivo especial e quem estiver lá na hora vai poder ver esta surpresa que a gente preparou. Será uma queima de fogos inesquecível", disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Ele inspecionou nesta segunda-feira a instalação dos fogos nas balsas que ficarão ancoradas ao largo da praia de Copacabana, palco do principal espetáculo da virada do Ano-Novo. A duração do show em Copacabana será de 20 minutos, com a explosão de 24.750 bombas, distribuídas em 11 balsas, cada uma com 2.250 fogos.

A queima será acompanhada por uma trilha musical com luzes e raios laser. O espetáculo será baseado no tema da Década de Ouro do Rio de Janeiro, que começa em 2011, seguida da Copa do Mundo, em 2014, do aniversário de 450 anos da cidade, em 2015, e das Olimpíadas, em 2016. Haverá efeitos especiais, com fogos que formarão desenhos no céu de Copacabana.

Além de Copacabana e da Penha, os cariocas e os turistas poderão assistir à queima de fogos em outros três pontos da cidade: na Barra da Tijuca, na praia do Flamengo e no Piscinão de Ramos. O custo da festa, só em Copacabana, está orçada em R$ 17 milhões e a estimativa de público, segundo o secretário de Turismo, é de 2 milhões de pessoas. Antes da virada do ano, às 22h, haverá uma cerimônia de divulgação para todo o País do símbolo das Olimpíadas de 2016.

Violência no Rio

O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade