PUBLICIDADE

Polícia

Anistia Internacional aplaude condenação de PMs por massacre do Carandiru

21 abr 2013 - 17h52
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Julgamento do Carandiru ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda (zona oeste)</p>
Julgamento do Carandiru ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda (zona oeste)
Foto: Fernando Borges / Terra

Anistia Internacional (AI) aplaudiu neste domingo a condenação dos 23 policiais militares pelo assassinato de 111 presos no chamado massacre do Carandiru, um feito que foi classificado como um "importante passo" para acabar com a "impunidade" das violações dos direitos humanos no País.

Júri condena 23 PMs a 156 anos de prisão por massacre do Carandiru
"Vocês vão decidir que polícia querem na rua", diz defesa
Absolver PMs é 'cuspir na cara do bom policial', diz acusação
Defesa cita 'Tropa de Elite' e acusa governo para absolver PMs
MP exalta letalidade da Rota e acusa PM de 'plantar' armas

Através de seu escritório no País, a organização internacional indicou que, "apesar dos 20 anos de espera", a sentença anunciada "comprova que a Justiça brasileira não admitirá abusos cometidos pelo Estado contra a população carcerária".

"Embora não tenha responsabilizado as autoridades do Estado de São Paulo na época, como o governador e o secretário de Segurança, Anistia Internacional acredita que este resultado representa um importante passo na garantia de justiça às vítimas, seus parentes e sobreviventes do massacre Carandiru", afirmou a nota.

Neste domingo, no sexto dia de julgamento, 23 policiais militares foram condenados a 156 anos de prisão cada pelo assassinato de 13 presos durante o motim ocorrido no dia 2 de outubro de 1992, no qual morreram um total de 111 internos, segundo números oficiais.

Apesar da condenação, os PMs permanecerão em liberdade até que se esgote a possibilidade de apresentar apelações. Devido ao grande número de acusados, 79 policiais no total, o julgamento foi dividido em quatro partes.

Nestas duas décadas, o único responsável que havia sentado no banco dos réus foi o comandante que dirigiu a operação, o coronel Ubiratan Guimarães, que foi assassinado em 2006. Em 2001, ele chegou a ser condenado a 632 anos de prisão, mas nunca chegou a ser preso e, posteriormente, foi absolvido em uma apelação.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/massacre-do-carandiru/iframe.htm&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/massacre-do-carandiru/iframe.htm&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade