PUBLICIDADE

Polícia

AM: grupo filma espancamento de suspeito de roubo em Manaus

Mãe do rapaz recebeu e assistiu ao vídeo antes de denunciar o caso à polícia; um adolescente e mais cinco pessoas participaram do espancamento

10 dez 2014 - 07h42
Compartilhar
Exibir comentários
Homem suspeito de roubos é espancado em Manaus:

Um vídeo postado nas redes sociais levou uma mãe à delegacia na zona leste de Manaus, no final da manhã de terça-feira. É que as imagens mostram uma sessão de espancamento sofrido pelo filho dela, de 24 anos. O rapaz é usuário de drogas e comete furtos e roubos na área. Ele teve os braços quebrados e agora vive escondido na casa da avó em outra área da capital amazonense. O caso é investigado pelo 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

A agressão aconteceu há 20 dias. Railson da Silva Monteiro foi espancado com pedaços de madeira, chutes, murros e ponta pés em uma área de mata no bairro do Coroado. A sessão de tortura foi filmada pelos próprios agressores. As imagens mostram cinco pessoas, além de um adolescente que também gravou a violência.

Pelo áudio do vídeo, Railson, que na área é conhecido pelo apelido de "Baé", é agredido porque teria cometido um roubo. As pessoas batem nele e perguntam se ele continuará roubando. As imagens mostram que alguns dos envolvidos preferem que Railson seja morto em vez de espancado. Até o adolescente, que aparenta ter pouco mais de 15 anos, bate no rapaz.

Na travessa Nova Esperança, via que dá acesso a área de mata onde tudo aconteceu, encontramos um dos agressores. É o homem que fez as imagens. Ele não quis se identificar, mas justificou que "Baé" mereceu a surra porque ele é considerado uma "terror" na área. "Ele vive roubando as casas e as pessoas aqui para trocar tudo por droga. Ele já atirou numa mulher. Nós batemos nele porque não adianta prenderem, que rapidinho esse cão tá solto", justificou o homem, antes de deixar o local apressado.

Na mesma rua localizamos a mãe de Railson. Ela havia acabado de retornar da delegacia e nos recebeu. Segundo a dona de casa Caroline Monteiro, de 43 anos, o filho tem problemas com a dependência química e, por isso, comete crimes. A mulher disse que não encobre os delitos do filho, mas não admite o que fizeram com ele. "No dia que isso aconteceu ele ainda foi amarrado em uma árvore com o corpo todo quebrado. Eu sei que isso foi a mando dos traficantes da área, porque ele causava muitos problemas. Mas não precisava fazer isso", disse ela.

Hoje a dona de casa resolveu ir à polícia denunciar os autores da violência. "Resolvi ir porque no final da semana passada recebi o vídeo. Fiquei horrorizada com o que vi. Sei que meu filho é bandido, mas o que fizeram com ele não se faz nem com um bicho", reclamou Monteiro. O Terra não conseguiu conversar com Railson que, segundo a mãe, precisou se refugiar na casa da avó materna, em uma outra área de Manaus, por medo de morrer. 

No 11º DIP, que fica no bairro do Corado, o caso está com a delegada titular, Tatiana Feijó. Segundo ela, um inquérito será aberto e os agressores indiciados pelo crime de tortura. "O Railson responde a sete processos no Tribunal de Justiça; ele dá muito problema aqui na nossa área. Semana passada mesmo foi preso por furto. Mesmo assim, o que essas pessoas fizeram não está certo. Ele foi vítima de tortura. Vamos apurar e os culpados podem ser presos", explicou a delegada.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade