PUBLICIDADE

Polícia

Alberto Youssef é condenado a 4 anos de prisão por corrupção

17 set 2014 - 19h15
Compartilhar
Exibir comentários

O juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba (PR), condenou, nesta quarta-feira, o doleiro Alberto Youssef a quatro anos e quatro meses de prisão pelo crime de corrupção ativa. A Justiça entendeu que Youssef obteve empréstimo fraudulento de 1,3 milhão de dólaresno Banco do Estado do Paraná (Banestado) por meio de pagamento de propina no valor de 131 mil dólares a Gabriel Nunes Pires Neto, então diretor de Operações Internacional da instituição financeira. Cabe recurso contra a sentença, porém o doleiro responde preso preventivamente ao processo.

A ação foi originariamente proposta em 2003 pelo Ministério Público Federal (MPF), mas havia sido suspensa em decorrência de acordo de colaboração premiada com MPF e o Ministério Público do do Paraná com o doleiro. Com a deflagração da Operação Lava Jato pela Polícia Federal (PF), o acordo foi quebrado e a ação penal foi retomada neste ano.

Segundo o MPF, Alberto Youssef obteve, em agosto 1998, empréstimo fraudulento de 1,5 milhão de dólares para a Jabur Toyopar Importação e Comércio de Veículos Ltda. no Banestado, agência de Grand Cayman, mediante pagamento de propina de 131 mil dólares a Neto.

No julgamento, o doleiro foi condenado a penas de quatro anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial fechado, e de multa pelo crime de corrupção ativa, mas acabou absolvido pelo crime de gestão fraudulenta de instituição financeira. A multa será igual ao valor do empréstimo, 1,3 milhão de dólares, porém com juros e correção inflacionária, a serem pagos ao Banestado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade