PUBLICIDADE

Polícia

Acusado de matar Mércia, Mizael Bispo se entrega na Grande SP

24 fev 2012 - 19h13
(atualizado às 22h13)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de São Paulo

Acusado de matar a advogada Mércia Nakashima em 2010, o advogado e policial aposentado Mizael Bispo de Souza se entregou nesta sexta-feira no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele chegou ao fórum acompanhado do advogado durante a tarde. Mizael estava foragido desde dezembro de 2010.

Mizael estava foragido havia mais de um ano
Mizael estava foragido havia mais de um ano
Foto: Nelson Antoine / Fotoarena / Agência Estado

Relembre o caso Mércia

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Mizael apresentou-se ao juiz Leandro Bittencourt Cano. Ele foi para a Corregedoria-Geral da Polícia Militar e, depois, encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) central, na zona oeste de São Paulo. De lá, ele iria para o presídio Romão Gomes, especial para policiais militares. Mizael vai ficar em cela especial por ter curso superior.

Além de Mizael, teve decretada a prisão o vigia Evandro Bezzerra Silva, que teria ajudado o advogado na execução da ex-namorada e está foragido. A Justiça determinou que ambos sejam levados a júri popular.

O caso Mércia

A advogada Mércia Nakashima, 28 anos, desapareceu no dia 23 de maio de 2010 e foi encontrada morta no dia 11 de junho, em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A perícia apontou que ela levou um tiro no rosto, mas morreu por afogamento quando seu carro foi empurrado para a água. O principal suspeito do crime é o ex-namorado de Mércia, o policial aposentado Mizael Bispo de Souza, que não aceitaria o fim do relacionamento. O vigia Evandro Bezerra Silva é suspeito de ter auxiliado Mizael no crime.

Logo após a morte de Mércia, Evandro teria fugido para Sergipe, onde foi preso em julho do mesmo ano. Em um primeiro momento, ele disse ter ajudado Mizael a fugir, mas voltou atrás depois, alegando ter sido torturado para confessar o crime. Rastreamento de chamadas telefônicas feito pela polícia com autorização da Justiça colocariam os dois na cena do crime, de acordo com as investigações. Além disso, a polícia encontrou nos sapatos do ex-policial pequenas manchas de sangue, fragmentos de osso e chumbo, além de uma alga presente na represa. Mizael chegou a ter a prisão decretada em agosto, mas o mandado foi revogado dias depois. No mesmo mês, Evandro foi solto. Ambos negam todas as acusações.

No dia 7 de dezembro de 2010, a Justiça de Guarulhos decretou a prisão preventiva de Mizael e de Evandro, e determinou que ambos fossem levados a júri popular pelo crime. O ex-namorado de Mércia foi denunciado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. O vigia foi denunciado por homicídio duplamente qualificado (emprego de meio insidioso ou cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e ocultação de cadáver.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade