PUBLICIDADE

Polícia

Ação policial mata cinco pessoas por dia no Brasil, mostra Fórum de Segurança

5 nov 2013 - 12h37
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A Tropa de Choque da Polícia Militar em ação no protesto na Marginal Pinheiros </p>
A Tropa de Choque da Polícia Militar em ação no protesto na Marginal Pinheiros
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

As polícias civis e militares do Brasil provocaram a morte de pelo menos 1,89 mil pessoas em confrontos no ano passado, uma média de cinco mortes por dia, de acordo com o 7º Anuário de Segurança Pública nesta terça-feira na capital paulista.

A pesquisa comparou os dados brasileiros com levantamentos feitos nos Estados Unidos. Segundo o estudo, 410 norte-americanos morreram em confrontos policiais em 2012. Para Renato Sérgio Lima, um dos coordenadores da pesquisa, esse resultado revela 'um padrão de atuação das policiais [brasileiras] que se mostra inaceitável', explicou.

Outro dado revelado pela pesquisa foi que 23 policiais militares foram mortos em 2012 durante o serviço e 22 morreram fora do trabalho. Na Polícia Civil, o balanço foi cinco mortos em serviço e oito fora. 'Ou seja: a polícia está matando muito e também morrendo muito. A instituição está falhando, não estamos protegendo o policial e nem a população', conclui Lima.

Um levantamento  feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, mostrou ainda a percepção que a população tem a respeito das policias brasileiras. Mais de 70% dos entrevistados ouvidos no primeiro semestre deste ano disseram não confiar na polícia - alta de 14% em relação ao primeiro semestre de 2012.  'O cenário que a gente está traçando é extremamente grave', declarou Lima.

Enquanto isso, nos países desenvolvidos, a percepção de confiança nas autoridades mostrou-se diferente: nos Estados Unidos, 88% dos cidadãos confiam na polícia; na Inglaterra o índice de aprovação é 82%.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade