PUBLICIDADE

Polícia

Polícia do Rio ocupa Complexo de Favelas do Lins nesta manhã

6 out 2013 - 05h06
(atualizado em 7/10/2013 às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças de segurança do Rio ocuparam, na manhã deste domingo, o complexo do Lins e Camarista Meier, na zona norte da capital, para a implantação das 35ª e 36ª Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado. Ao todo, 1.110 policiais participam da ocupação das 12 favelas que compõem o complexo. Participam da ação 370 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope); do Batalhão de Choque (BPChoque); do Batalhão de Ações com Cães (BAC); e policiais da Corregedoria Interna da Polícia Militar.

A Polícia Civil emprega nesta ação 100 homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e delegacias especializadas. A Polícia Rodoviária Federal dá apoio à operação com 120 policiais. Já o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil apoia a ação com 180 militares e 14 veículos blindados. A Polícia Civil emprega ainda 340 agentes e peritos. Apreensões e suspeitos detidos serão encaminhados à 25ª DP (Engenho Novo).

De acordo com o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 15.099 pessoas vivem no Complexo do Lins, que compreende as comunidades Cachoeirinha, Cotia, Bacia, Encontro, Amor, Cachoeira Grande, Nossa Senhora da Guia, Dona Francisca/Árvore Seca, Barro Preto, Barro Vermelho, Vila Cabuçu e Santa Terezinha. Além do Camarista Méier, onde há cerca de 4.850 moradores.

<p>Reunião feita por policiais do Bope antes da operação </p>
Reunião feita por policiais do Bope antes da operação
Foto: Polícia Militar/RJ / Divulgação

A Seseg pede que os moradores de região andem com documentos de identificação nesta manhã. Motoristas e motociclistas terão que mostrar documentos de propriedade de seus veículos, bem como a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete. Sete defensores públicos acompanham a operação. Segundo Nilson Bruno, defensor público-geral do Rio, a ação tem como objetivo coibir excessos da polícia. 

Policiais do Bope informaram que, por volta das 9h, a operação já havia apreendido cocaína, maconha e carregadores de fuzil na comunidade do Gambá, no Complexo do Lins.  Ao contrário de outras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), geralmente abertas um ou dois meses após a ocupação das favelas, no caso do Lins a inauguração deve ser imediata.

O hasteamento da bandeira brasileira, tradicional sinal da ocupação militar, ocorreu às 10h15 deste domingo.

Trânsito

Por conta da operação, a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá chegou a ser interrompida para o trânsito nos dois sentidos temporariamente nesta manhã. Como alternativa os motoristas tiveram que optar pelo Alto da Boa Vista e pela Linha Amarela. De acordo com o Centro de Operações, a interdição foi desfeita por volta das 7h.

Sem disparar tiros, policiais ocuparam o complexo de favelas do Lins no último domingo
Sem disparar tiros, policiais ocuparam o complexo de favelas do Lins no último domingo
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Está prevista ainda a interdição da rua Pedro de Carvalho, no Méier, em toda a sua extensão. Para garantir a boa circulação do trânsito na região, excepcionalmente neste domingo não será implantada a área de lazer na rua Dias da Cruz, que permanecerá aberta ao tráfego de veículos o dia inteiro.

O Centro de Operações Rio estará monitorando toda a região através de câmeras e acionará as equipes da Prefeitura sempre que for identificado algum incidente ou retenção devido aos fechamentos. No momento, o tráfego é normal na região.

O Lins passa à frente do Complexo de Favelas da Maré na fila de comunidades à espera da instauração de uma UPP devido ao seu tamanho – as favelas que compõem o complexo são menores, limitadas pela avenida Brasil e pela Linha Vermelha - e da violência registrada na região nos últimos meses.

Colaborou com esta notícia o internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade