PUBLICIDADE

Polícia Federal e Ibama prendem maior desmatador da Amazônia

Apenas o núcleo familiar do grileiro responde por quase R$ 47 milhões em multas junto ao Ibama

23 fev 2015 - 18h38
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Detenção de Castanha fez parte de uma operação contra desmatadores realizada em agosto do ano passado</p>
Detenção de Castanha fez parte de uma operação contra desmatadores realizada em agosto do ano passado
Foto: AP

O Ibama e a Polícia Federal Ambiental do Pará prenderam no último sábado o grileiro Ezequiel Antônio Castanha, considerado o maior desmatador da Amazônia, segundo informou nesta segunda-feira a organização ambiental.

Castanha é acusado de dirigir uma quadrilha que se dedicava a apoderar-se ilegalmente de terras de titularidade pública na Amazônia para depois desmatá-las e vendê-las como pasto a um preço elevado.

Animação explica velocidade do desmatamento no planeta:

A quadrilha operava nas proximidades da BR-163, no Pará, e segundo cálculos do Ministério Público estadual, era responsável por 20% do desmatamento ocorrido na Amazônia brasileira nos últimos dois anos.

A detenção de Castanha fez parte de uma operação contra desmatadores realizada em agosto do ano passado, na qual o líder da quadrilha não tinha sido detido.

Apenas o núcleo familiar do grileiro responde por quase R$ 47 milhões em multas junto ao Ibama, sem contar com os autos de infração em nome dos demais membros da quadrilha.

Greenpeace denuncia extração ilegal de madeira no Brasil :

O maior desmatador da Amazônia será julgado pela Justiça Federal e poderá receber pena de mais de 46 anos de prisão pelos crimes de desmatamento ilegal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e uso de documentos falsos, entre outros.

O diretor de proteção ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, afirmou que a detenção de Castanha e o desmantelamento da quadrilha "contribuem significativamente para o controle do desmatamento na região", segundo um comunicado da organização ambiental.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade