PUBLICIDADE

Pode haver vítimas sob escombros de igreja, dizem Bombeiros

18 jan 2009 - 23h03
(atualizado em 19/1/2009 às 00h30)
Compartilhar

Fabrício Calado

Direto de São Paulo

As equipes de resgate que atuam nos escombros da sede da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, que desabou neste domingo em São Paulo matando pelo menos sete pessoas, trabalham com a possibilidade de que haja mais vítimas sob os escombros. A informação é do tenente Miguel Jodas, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

(infográfico) queda teto ingreja renascer SP
(infográfico) queda teto ingreja renascer SP
Foto: Editoria de Arte / Terra

A igreja, que fica na avenida Lins de Vasconcelos, no bairro Cambuci, desabou por volta das 19h. Segundo o secretário de Segurança do Estado, Ronaldo Marzagão, pelo menos 76 pessoas ficaram feridas. Chovia no momento do desabamento.

As vítimas foram levadas para o Hospital de Clínicas, Hospital São Camilo no Ipiranga e aos prontos-socorros de Vila Maria, Tatuapé, Jabaquara e Vergueiro. Os Bombeiros, que foram acionados às 18h56, enviaram 40 viaturas para o local. Dois helicópteros Águia, da PM, auxiliam no socorro às vítimas.

Segundo a Renascer, cerca de 60 pessoas estavam na igreja no momento do acidente. Pelo número de vítimas e mortos, as equipes de resgate acreditam que a quantidade de pessoas no momento em que o teto desabou era maior. Informações extra-oficiais e de testemunhas apontam que 400 pessoas poderiam estar no local, uma antiga sala de cinema com capacidade para cerca de duas mil pessoas.

A igreja foi o local onde o jogador de futebol do Milan Kaká se casou, em dezembro de 2005. A Renascer foi fundada em 1996 pela bispa Sonia Haddad Moraes Hernandez. Ela e seu marido, Estevan Hernandez Filho, foram presos nos Estados Unidos no dia 9 de janeiro de 2007 e permaneceram detidos até o dia 17 do mesmo mês, quando passaram a cumprir prisão domiciliar. O casal foi condenado a 10 meses de detenção (cinco meses na cadeia e outros cinco em prisão domiciliar) pelo Tribunal do Sul da Flórida, nos Estados Unidos. Eles foram acusados de contrabando, conspiração e falso testemunho.

O governador de São Paulo, José Serra, esteve no local onde o teto da sede da Igreja Apostólica Renascer em Cristo desabou, no Cambuci, e disse que o templo também corre risco de desabamento. "O prédio da igreja e mais três casas vizinhas foram interditadas", disse Serra. O risco atrapalha o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros. O governador chegou em um helicóptero por volta das 22h15 e fez uma vistoria no local.

Testemunhas afirmam que o teto do templo havia passado por uma reforma recente, mas o presidente da igreja, bispo Geraldo Tenuta Filho, disse que a última reforma feita no prédio foi há três anos.

Sobre a existência ou não de alvará no edifício, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, que também esteve no local, disse que a confirmação acontecerá na segunda-feira. "Não tem como saber se o prédio tem alvará, porque o Prodam não funciona no domingo. Amanhã isso será verificado", afirmou Kassab.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade