PUBLICIDADE

PM libera Paulista e Parada Gay encerra edição 2009

14 jun 2009 - 18h58
(atualizado em 15/6/2009 às 07h43)
Compartilhar

Hermano Freitas

Direto de São Paulo

A 13ª edição da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT) em São Paulo, considerado o maior evento do gênero no mundo, terminou por volta das 21h deste domingo. Um pouco mais cedo, a Polícia Militar (PM), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) evacuaram a avenida Paulista e a reabriram para a circulação de veículos. A via esteve fechada durante o dia para a realização da Parada Gay de 2009.

Parada Gay reúne milhões na Avenida Paulista:

A estimativa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) era de que cerca de 3 milhões de pessoas deveriam prestigiar o evento. Mas ainda não há um número oficial de quantos participantes estiveram na parada, que reuniu não só casais gays e ativistas dos direitos homossexuais, como famílias inteiras, que foram à Paulista participar da festa.

O transformista que se identifica como Sarah Fyffer deixou a cidade de Jacareí, a cerca de 70 km da capital, para participar. Há seis anos, Sarah faz a mesma viagem para protestar contra o preconceito e a homofobia. "Acho importante mostrar para a sociedade que somos seres humanos. A parada serve para combater o preconceito", disse.

Karol Basfonde, outro transformista, foi à Parada Gay defender que a homofobia seja considerada crime, como acontece com o racismo. "Uma pessoa que agride homossexuais é perigosa para toda a sociedade e deve ser punida. A homofobia é um crime contra todos nós", disse. Ela também acredita que a manifestação é importante para que as pessoas se acostumem com os homossexuais. "Se todos entenderem que somos iguais, não existirá mais crimes", completou.

A dona de casa Patrícia Francatti levou os filhos Ariane, 7 anos, e Gustavo, 11 anos. Há três anos a família frequenta a Parada Gay. Segundo a dona de casa, esta é uma maneira que ela encontrou para ensinar aos filhos que é preciso respeitar a todos de maneira igual. "A minha filha pergunta se é homem ou mulher e eu digo que são todos seres humanos", afirmou. Gustavo ficou impressionado com a quantidade de trios elétricos: 20. "Estou me divertindo muito, são todos muito legais", contou.

Ariane usava uma peruca cor de rosa e fez sucesso com os homossexuais, que pediram autorização para tirar fotos e elogiaram a iniciativa de Patrícia. "Arrasou!", brincou um manifestante.

Segundo a PM, a Parada Gay deste ano tem, até o momento, o registro de apenas uma detenção. A corporação informou que um homem foi detido no evento vendendo lança-perfumes e foi encaminhado ao 78º Distrito de Polícia (DP), onde será autuado por tráfico de drogas.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade