PUBLICIDADE

Plenário da Câmara aprova plebiscitos sobre divisão do Pará

5 mai 2011 - 11h53
(atualizado às 12h28)
Compartilhar

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a convocação de dois plebiscitos para decidir sobre a criação dos Estados de Tapajós e Carajás, como desmembramentos do Pará. Conforme a proposta, Tapajós teria 27 municípios e ficaria localizado no oeste do Pará, ocupando 58% de sua área atual. Carajás teria 39 municípios, no sul e sudeste do Pará, com área equivalente a 25% do território atual do Estado. As informações são da Agência Câmara.

O texto sobre Tapajós, que volta para o Senado, foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Amazônia e de Desenvolvimento Regional ao Projeto de Decreto Legislativo 731/00, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). A proposta sobre Carajás também volta ao Senado e prevê que a consulta pública deverá ser realizada no prazo de seis meses após a publicação do decreto.

Movimentos

Um movimento pela criação de Tapajós foi fundado em 2004 para lutar pelo plebiscito. Apoiadores iniciaram uma campanha que resultou na eleição de 10 deputados estaduais e um federal em 2006 que defendem a causa. Quem defende a separação da região entende que falta presença do poder público em áreas isoladas, travando o desenvolvimento econômico regional. Segundo o movimento, a prefeitura e a Câmara Municipal de Santarém defendem a criação do Estado.

Os mesmos argumentos da ausência do Estado e grandes vazios demográficos e as lutas por indendência e sustentabilidade movem os apoiadores da criação de Carajás. Segundo o movimento, o Estado teria uma população de 1,3 milhão de habitantes, com densidade demográfica de 4,66 habitantes por km².

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade