PUBLICIDADE

PF vai investigar ataques de hackers a sites do governo

24 jun 2011 - 15h44
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

A Polícia Federal foi acionada pelo governo para investigar os ataques de um grupo de hackers que ameaçam páginas oficiais desde quarta-feira. A investigação vai correr em sigilo e, por isso, a PF não pode dar maiores detalhes sobre a operação. A assessoria de imprensa da Presidência da República garante que nenhuma informação foi roubada pelo grupo, que alega ter obtido dados de funcionários do governo e da Petrobras.

No início da tarde desta sexta-feira, a página oficial da Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros) saiu do ar, mas, segundo a assessoria de comunicação da estatal, a página passa por uma "manutenção preventiva" e não houve ataque ou tentativa de invasão do sistema. Não há previsão para que o serviço volte ao normal.

Também nesta sexta-feira, a página na internet do Ministério da Cultura registrou uma suposta tentativa de invasão. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, foi registrada pela manhã uma sobrecarga de acesso provocada por um único IP (código que identifica cada computador), o que poderia configurar uma ação de hackers.

Os sites do governo brasileiro ficaram fora do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil, o braço brasileiro de um grupo internacional da hackers. Foram alvo os sites da Presidência da República, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Na quinta-feira (23), as páginas da Presidência da República, do Senado e do Ministério dos Esportes sofreram com a ação dos hackers. Eles utilizam um sistema que aciona robôs em várias partes do mundo para sobrecarregar um servidor. Segundo o grupo, o objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.

Entenda o caso
Na quarta-feira (22), sites do governo brasileiro saíram do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil, o braço brasileiro de um grupo internacional da hackers. Foram alvo os sites da Presidência da República, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Na quinta-feira (23), as páginas da Presidência da República, do Senado e do Ministério dos Esportes sofreram com a ação dos hackers. Eles utilizam o chamado DDoS (sigla em inglês para distributed denial-of-service, ataque distribuído de negação de serviço), que usa robôs (máquinas) em várias partes do mundo para sobrecarregar um sistema. O objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade