PUBLICIDADE

Lava Jato: PF prende ex-diretor da Petrobras Renato Duque

Foram presos o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o empresário Adir Assad, investigado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do bicheiro Carlos Cachoeira

16 mar 2015 - 07h38
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Renato Duque já tinha sido preso pela PF na sétima fase da Lava Jato, em novembro do ano passado</p>
Renato Duque já tinha sido preso pela PF na sétima fase da Lava Jato, em novembro do ano passado
Foto: Cassiano Rosário / Futura Press

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira, a 10ª fase da Operação Lava Jato. Intitulada “Que país é esse”, a operação conta com 40 agentes que cumprem, em São Paulo e no Rio de Janeiro, 18 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva, quatro de prisão temporário e 12 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, os mandados de prisão preventiva são contra p ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o empresário Adir Assad, investigado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do bicheiro Carlos Cachoeira. Ambos já estão presos.

A operação foi intitulada “Que país é esse” em função de uma declaração de Renato Duque a seu advogado na primeira vez que foi preso pela Polícia Federal, em novembro passado, na sétima fase da Lava Jato. O ex-diretor de Serviços da Petrobras deixou a cadeira no início de dezembro com um alvará de soltura.

Os suspeitos são investigados pela prática dos crimes de associação criminosa, uso de documento falso, corrupção passiva e corrupção ativa, fraude em processo licitatório e lavagem de dinheiro.

Os presos serão levados para a sede Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e devem permanecer no local à disposição do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A Operação Lava Jato investiga esquema de corrupção na Petrobras, o qual políticos e executivos da petroleira recebiam propina de representantes de empreiteiras para favorecer contratos com a estatal. Duque é apontado por delatores do esquema como um dos funcionários da Petrobras que recebiam as propinas.

Fases

A operação foi deflagrada em março do ano passado e, recentemente, desencadeou a CPI da Petrobras no Congresso Nacional. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, no dia 6 deste mês, a investigação de 47 políticos suspeitos de envolvimento no esquema. Entre eles estão os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente.

Veja as fases da Lava Jato:

1ª fase (17/03/2014) – Operação é deflagrada em sete Estados e PF cumpre 130 mandados judiciais;

2ª fase (20/03/2014) – PF cumpre 6 mandados de busca e 1 de prisão temporária;

3ª fase (11/04/2014) – PF cumpre 16 mandados de busca, 3 de prisão temporária e 6 de condução coercitiva;

4ª fase (11/06/2014) – PF cumpre 1 mandado de busca e 1 mandado de prisão preventiva;

5ª fase (01/07/2014) – PF cumpre 7 mandados de busca, 1 de prisão temporária e 1 de condução coercitiva;

6ª fase (22/08/2014) – PF cumpre 15 mandados de busca e 1 de condução coercitiva;

7ª fase (14/11/2014) – PF cumpre 49 mandados de busca, 6 de prisão preventiva, 21 de prisão temporária e 9 de condução coercitiva;

8ª fase (14/01/2015) – PF cumpre 1 mandado de prisão preventiva;

9ª fase (05/02/2015) – PF cumpre 40 mandados de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva, 3 mandados de prisão temporária e 1 de prisão preventiva.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade