PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

PF abre processo contra Protógenes por discurso em comício

3 abr 2009 - 16h17
(atualizado às 16h29)
Compartilhar

Marina Mello

Direto de Brasília

A Polícia Federal instaurou nesta sexta-feira um processo administrativo contra o delegado Protógenes Queiroz por ter participado de um comício em Poços de Caldas, em Minas Gerais, em setembro do ano passado.

O processo foi instaurado porque, na ocasião, o delegado teria feito discursos em que falou em nome da instituição PF, o que é proibido pela corporação. Segundo regulamento da PF, a punição para esse tipo de "transgressão" pode variar de uma suspensão até a demissão do delegado.

Hoje, Protógenes disse não temer ser demitido pois, segundo ele, apenas uma minoria dentro do Departamento de Polícia Federal (DPF) deseja sua saída. "Isso aqui é um ato indigno, um ato que merece uma reparação do Poder Judiciário. Há uma minoria bem insignificante dentro do DPF que assim deseja, mas é o desejo da maioria é o que vai prevalecer", disse. "A perseguição continua, isso é uma forma que praticamente deixa clara a perseguição."

Mesmo assim, caso venha a ser demitido, o delegado garante que vai buscar na Justiça o direito de permanecer na corporação. "(Se acontecer) eu vou buscar a proteção do Poder Judiciário para reparação porventura de algum dano causado neste sentido de chegar a demissão", completou.

Vazamentos

O delegado voltou a se colocar como "perseguido" no inquérito que apura os vazamentos da Operação Satiagraha. A investigação é comandada pelo delegado Amaro Vieira, que deve concluir o caso nos próximos dias e sinalizou que Protógenes será indiciado por ter cometidos irregularidades no decorrer da investigação.

Para Protógenes, o inquérito não pode ser levado a sério por ter sido instaurado com o único objetivo de persegui-lo. "Não foi um inquérito policial levado a sério. É um inquérito que teve o único objetivo de ser uma perseguição pessoal, representa que é uma perseguição contra todos os delegados da PF porque isso aí atingiu a imagem da instituição, como atingiu a imagem e o respeito que o cargo de delegado tinha", lamentou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade