PUBLICIDADE

Petrópolis registra 80 mm de chuva e 3 novos deslizamentos

18 jan 2011 - 20h21
(atualizado às 20h29)
Compartilhar

Três novos deslizamentos de terra foram registrados pela Defesa Civil de Petrópolis no centro e nos bairros Bingen e Vila Militar, nesta terça-feira. Em cerca de 60 minutos, 80 mm de chuva atingiram a região central da cidade, de acordo com informações oficias. A Defesa Civil já realizou vistoria nos locais afetados.

O escorregamento no centro aconteceu na rua Paulino Afonso e deixou a via em meia pista, sinalizada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans). Isso porque o engenheiro que analisou o local relatou que existe ainda o risco de novos deslizamentos.

No bairro Bingen, a segunda ocorrência foi registrada na rua Manoel Torres, onde houve um pequeno deslizamento de terra e descalçamento da via. A Secretaria de Obras desobstruiu a rua e deu início à recolocação dos paralelepípedos erguidos com a água da chuva.

O terceiro deslizamento foi na rua Carolina Justen, na Vila Militar, atingindo uma servidão. Os próprios moradores realizaram a desobstrução do caminho. Além disso, os rios Piabanha e Quitandinha transbordaram e alagaram a rua do Imperador e a rua Coronel Veiga.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

As autoridades ainda contabilizam mortos. Na manhã desta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil informou que o número de vítimas era de 702. De acordo com o último levantamento, 335 mortos eram de Nova Friburgo, 285 de Teresópolis, 62 de Petrópolis e 20 de Sumidouro.

» Veja como ajudar os desabrigados pela chuva no RJ

Os números da secretaria, entretanto, não contabilizam para São José do Vale do Rio Preto três mortes confirmadas pela Defesa Civil municipal.O balanço do Estado também não confirma uma morte em Bom Jardim, registrada pela Polícia Civil.

De acordo com a secretaria, 6,4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Petrópolis, 5.190 em Nova Friburgo e 2.240 em Teresópolis.

Veja onde foram registradas as mortes

Casa ficou completamente destruída após passagem da chuva em Petrópolis
Casa ficou completamente destruída após passagem da chuva em Petrópolis
Foto: Matheus Quintal/Prefeitura Petrópolis-RJ / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade