PUBLICIDADE

Pesquisa: 1/3 dos jovens sofre com violência no dia a dia

24 nov 2009 - 10h58
(atualizado às 12h05)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

Uma pesquisa do Instituto Datafolha indica que cerca de um terço da população jovem do Brasil sofre presença constante da violência em seu dia a dia. Entre os jovens ouvidos pelo estudo, divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça, em São Paulo, 31% dos jovens dizem ter facilidade para conseguir armas de fogo, enquanto 64% deles afirmam que foram expostos a algum risco ou história de violência ou costumam ver pessoas que não são policiais armadas.

A pesquisa ouviu 5.182 jovens, de 12 a 29 anos. De acordo com o estudo, metade da população jovem entrevistada declarou ter presenciado alguma violência policial, sendo que 11% dizem que tal prática é comum. Entre os jovens ouvidos, 88% disseram já terem visto corpos de pessoas assassinadas.

A pesquisa faz parte de um estudo do Ministério da Justiça para detectar o índice de vulnerabilidade juvenil à violência em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. A pesquisa indicou que, dos 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, dez apresentam um elevado grau de violência contra os jovens: Itabuna (BA), Camaçari (BA), Teixeira de Freitas (BA), Serra (ES), Linhares (ES), Governador Valadares (MG), Marabá (PA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Foz do Iguaçu (PR).

Foi constatado que, nas cidades onde a vulnerabilidade juvenil é alta, a despesa média realizada com segurança pública em 2006 foi de R$ 3.764 por grupo de mil habitantes, enquanto os municípios com índice baixo de violência tiveram gastos de R$ 14.450 para o mesmo grupo.

A faixa etária com maior risco de perder vidas em razão da violência é entre 19 e 24 anos. Segundo metodologia do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mais de 5 mil jovens morrerão por homicídio antes de completar 24 anos no Brasil.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, avaliou a pesquisa como positiva. Segundo ele, o estudo acaba com o mito de que o Rio de Janeiro é o pior lugar para o jovem, já que a pior situação foi registrada na verdade no Nordeste. "Há uma situação difícil, uma situação grave, mas não de caos absoluto", disse o ministro. Ele destacou que municípios com iniciativas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) melhoraram seus índices.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade