PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Peregrinos estrangeiros praticam fé reciclando como voluntários em SP

17 jul 2013 - 21h52
(atualizado em 18/7/2013 às 00h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Jovens peregrinos católicos de vários países praticam desde esta quarta-feira sua fé por meio do trabalho voluntário em uma cooperativa de reciclagem no centro de São Paulo, como parte das atividades da chamada Semana Missionária, um encontro que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

As atividades de trabalho voluntário antecedem a programação da JMJ, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho com a presença do papa Francisco
As atividades de trabalho voluntário antecedem a programação da JMJ, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho com a presença do papa Francisco
Foto: EFE

Os jovens, em sua maioria estudantes universitários, deixaram a comodidade do dia a dia para se unir a uma comunidade carente concentrada em um centro de seleção de reciclagem de lixos e resíduos na região central de São Paulo, no bairro do Bom Retiro.

As atividades de trabalho voluntário antecedem a programação da JMJ, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho com a presença do papa Francisco.

O grupo, de cerca de 30 jovens argentinos, chilenos, franceses, lituanos e uruguaios está hospedado no tradicional Colégio São Luís e, antes de chegar a São Paulo, passaram por Salvador junto com outros 1.500 participantes da JMJ, que depois se dividiram em grupos menores para visitar ONGs e instituições de caridade apoiadas pela Arquidiocese e o Pastoral da Juventude durante a Semana Missionária, conhecida como Magis, em quarenta cidades brasileiras.

"O melhor é ver a disposição desses jovens de outros países, que é também movida por uma consciência de que é necessário fazer algo pelo próximo", assinalou à Agência Efe Renan Nascimento, assessor de Formação Cristiana do Colégio São Luís, de São Paulo. "Não só no sentido da oração, da reza, mas de pôr mãos à obra, fazer algo", defendeu Nascimento.

O material chega ao centro de reciclagem do Bom Retiro em caminhões que coletam materiais dispersos em pequenos locais, também administrados por membros da cooperativa, em diferente bairros da metrópole.

"É muito interessante compartilhar um pouco da vida das pessoas que vivem aqui. É importante para nós que viemos de outros países com diferentes meios de vida", ressaltou o padre jesuíta francês Gregoire Catta, que acompanha um grupo de jovens franceses em São Paulo.

"Para os jovens é importante descobrir que a fé se põe em prática e cuidar do meio ambiente, cuidar da reciclagem e cuidar dos povosque são muito necessitados ou muito pobres, é parte de nossa fé", destacou.

Para o estudante de engenharia uruguaia Victoria Barclara, de 21 anos, as expectativas quanto à visita do papa à América do Sul são muitas e animadoras. "Espero que dê muita força aos jovens e que também nos impulsione para seguir trabalhando e lutando para incluir mais o povo, por mais justiça e demonstrar mais amor ao próximo", afirmou.

Para o presbítero Catta, a visita do papa é sempre uma ocasião para receber um pouco de força. "Não é tão fácil ser católico ou cristão hoje em nossa sociedade e aqui com outros jovens podemos receber um pouco de ânimo, de esperança e entender o que significa viver em fé em nosso mundo", declarou.

Os jovens trabalham na cooperativa até sexta-feira, e no sábado vão para o Rio de Janeiro, onde recebem o papa Francisco, que chega na segunda-feira, dia 23, à capital fluminense.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade