PUBLICIDADE

Pelé continua sob cuidados especiais, mas apresenta melhora

27 nov 2014 - 21h49
Compartilhar

O estado de saúde da lenda do futebol brasileiro Pelé, 74 anos, que está internado em uma unidade de cuidados especiais, melhorou nesta quinta-feira, informou o hospital Albert Einstein de São Paulo, onde foi internado na segunda devido a uma infecção urinária.

"Edson Arantes do Nascimento apresenta melhora na sua condição clínica, mas continua sob cuidados intensivos na unidade de terapia especial. Agora está temporariamente em tratamento de suporte renal, sem necessidade de outras terapias de suporte", informou o hospital.

"Sua saúde melhorou. A transferência para a unidade de cuidados intensivos se deve ao fato que ali se encontrarem as equipes necessárias para seu tratamento", explicou à AFP uma porta-voz do estabelecimento.

Na quarta-feira, o hospital tinha informado que o Rei do futebol estava recebendo um tratamento antibiótico intravenoso.

Na conta oficial de Pelé no Twitter foram postadas mensagens para tranquilizar os fãs.

"Quero aproveitar essa oportunidade para informar a vocês que estou bem. Não fui colocado na terapia intensiva hoje, mas simplesmente realocado num quarto especial apenas para ter mais privacidade", disse uma dessas mensagens.

"Eu gostei de receber os visitantes que vieram me ver, mas eu realmente preciso continuar meu tratamento e recuperação em paz", completou.

O empresário do eterno camisa 10, José Fornos, conhecido como Pepito, revelou à AFP que Pelé estava cansado depois de receber muitas visitas.

"Pelé continua o tratamento, que pode durar até oito dias. Graças a Deus está consciente e conversando", explicou.

Pelé passou por uma cirurgia no último dia 13 de novembro por causa de cálculos renais no mesmo hospital, e obteve alta dois dias depois.

Em sua saída, há menos de duas semanas, ele tinha se mostrado de ótimo humor e até abaixou a janela do carro para saudar fãs que o esperavam no portão.

"Estou pronto para jogar amanhã", brincou o tricampeão mundial da ocasião.

Há pouco mais de dois anos, no dia 15 de novembro de 2012, o ídolo foi operado do quadril, também no hospital Albert Einstein.

No dia 12 de novembro, Pelé não pôde presenciar um evento no museu do Santos por causa dos primeiros sintomas que resultaram, no dia seguinte, na cirurgia pela retirada de cálculos renais.

Na última terça-feira, Edu e Clodoaldo, companheiros da campanha do tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, no México, participaram de uma mesa redonda no mesmo museu para comemorar os 45 anos do milésimo gol do craque, marcado em vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no Maracanã.

Pelé foi eleito Atleta do Século pelo jornal L´Équipe em 1981, título honorário confirmado 18 anos mais tarde pelo Comitê Olímpico Internacional.

Em 1.363 partidas, marcou 1.281 gols, um recorde, e jogou com o Santos e a seleção brasileira amistosos nos quatro cantos do planeta, contribuindo com sua fama à popularidade do futebol.

Com a camisa verde-amarela, anotou 77 gols em 91 jogos, conquistando três títulos mundiais (1958-1962-1970), o primeiro com 17 anos, na Suécia.

Depois de conquistar inúmeros troféus com o Santos, com o qual foi bicampeão mundial (1962 e 1963) e dez vezes campeão paulista, Pelé foi jogar nos Estados Unidos em 1977, no New York Cosmos, onde encerrou sua carreira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade