PUBLICIDADE

Estados Unidos

Patriota elogia decisão dos EUA sobre agilidade nos vistos

20 jan 2012 - 17h13
(atualizado às 17h53)
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, elogiou nesta sexta-feira a decisão do governo dos Estados Unidos em facilitar a concessão de vistos de entrada a brasileiros. "Isso só pode ser considerado uma coisa positiva, ainda mais no momento em que preparamos a visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, a convite do presidente Barack Obama. A visita deverá acontecer nos próximos meses", disse Patriota, após um encontro com o ministro dos Negócios Estangeiros da Ucrânia.

Patriota (dir.) se reuniu com ministro dos Negócios Estangeiros da Ucrânia
Patriota (dir.) se reuniu com ministro dos Negócios Estangeiros da Ucrânia
Foto: Agência Brasil

Ontem, Obama anunciou que o governo norte-americano pretende liberar, em alguns casos, viajantes brasileiros da entrevista para obter o visto. A medida, que faz parte de um projeto-piloto, inclui ainda cidadãos chineses. Uma comissão do governo americano terá 90 dias para apresentar a Obama o projeto-piloto com as regras de funcionamento da medida. As entrevistas são parte do processo de concessão de vistos. O interessado em viajar deve preencher um formulário na internet e marcar a data da sua entrevista em uma representação diplomática dos Estados Unidos (embaixada ou consulados). No ano passado, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, com aumento de 51% em comparação ao ano anterior.

O ministro também falou sobre as novas regras dos vistos de trabalho para os imigrantes haitianos no Brasil. Patriota não informou o número exato de vistos concedidos, apenas disse que está dentro da meta de 1,2 mil vistos por ano e que o governo do Haiti recebeu bem as medidas. "As autoridades haitianas nos apoiam neste esforço", afirmou Patriota. Segundo ele, o embaixador brasileiro no Haiti atua em coordenação com a chancelaria do país para ver como se poderá estruturar a possibilidade de absorção da mão de obra dos imigrantes.

Anunciadas na semana passada, as novas regras limitam a entrada de haitianos no Brasil a 1,2 mil por ano. Uma resolução do Conselho Nacional de Imigração determinou que o visto seja concedido por razões humanitárias e pelo prazo de cinco anos, circunstância que constará da Cédula de Identidade do Estrangeiro. As razões humanitárias às quais se refere a nova regra são resultantes do agravamento das condições de vida no Haiti em consequência do terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010.

O objetivo da medida é regularizar a situação dos imigrantes haitianos que tenham entrado no Brasil pelo Acre e pelo Amazonas. Só no ano passado, foram 4 mil, segundo dados do Ministério da Justiça.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade