PUBLICIDADE

Passos geram iluminação do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

16 nov 2014 - 13h27
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Monumento do Rio de Janeiro recebeu nova iluminação neste sábado
Monumento do Rio de Janeiro recebeu nova iluminação neste sábado
Foto: Facebook/ Furnas / Reprodução

O Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, ganhou iluminação limpa e renovável neste fim de semana.

Por meio de um piso especial, a energia do movimento de pessoas (cinética) é convertida em energia elétrica.

Ao cair da noite, será possível ver a estátua na cor verde, com um coração pulsante, em homenagem às pessoas que passaram por lá e transformaram seu movimento em luz.

Os nove módulos do EcoPiso geram 250 Watts/hora, o suficiente para carregar 50 celulares ou quatro televisores de 32 polegadas por hora ou, ainda, uma lâmpada fluorescente por 25 horas.

Recentemente, um campo de futebol em uma comunidade da cidade do Rio de Janeiro ganhou uma tecnologia de iluminação similar - a energia dos holofotes era gerada por meio dos passos das crianças que jogam futebol durante o dia.

A energia é armazenada em baterias de lítio especiais. A instalação é resistente à chuva e suporta veículos de todos os portes, podendo ser utilizada em estacionamentos, estradas e praças de pedágio.

A experiência foi patrocinada por Furnas Centrais Elétricas e pela EcoGreens Soluções Sustentáveis - empresa de tecnologias sustentáveis interativas.

Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90 Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade