0

Passageira ligou e disse que avião havia caído, conta marido

7 fev 2009
22h09
atualizado em 8/2/2009 às 11h48

Arnoldo Santos

Direto de Manaus


A contadora Ana Lúcia Reis Lauria, uma das 24 pessoas que estavam a bordo do avião Bandeirante da Manaus Aerotáxi que caiu, no início da tarde deste sábado, em um afluente do rio Solimões, próximo do município de Manacapuru (AM), ligou para o marido, Roberto Buchaid, instantes após o acidente para avisar que fora resgatada. Pelos menos 20 pessoas estão desaparecidas.

Segundo a Aeronáutica, o avião decolou da cidade de Coari, a 360 km de Manaus, com destino à capital do Amazonas. A aeronave chegou a avisar a torre do aeroporto de Manaus que voltaria para Coari por causa do mau tempo, mas logo depois sumiu do radar do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Segundo informações prestadas pela assessoria da empresa, uma das hélices parou - o que pode ter sido causado pelo mau tempo - e o piloto teria tentado um pouco forçado em uma pista desativada que fica próxima do local onde o avião caiu.

Buchaid foi um dos primeiros a comunicar as autoridades portuárias e de emergência sobre a queda do avião. "Ela me ligou muito assustada, mas dizendo logo que estava bem e que o avião tinha caído. Ela estava em uma comunidade onde tinha sido resgatada", disse Roberto.

No terminal dois do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM), onde pousam e decolam os vôos regionais, é grande o movimento de familiares dos passageiros que estavam na aeronave. Equipes do Corpo de Bombeiros de Manaus a Manacapuru fazem buscas no local à procura de sobreviventes.

A assessoria de comunicação da empresa também informou que viajavam no avião 22 passageiros, entre eles quatro crianças. A aeronave tem capacidade para 18 pessoas sentadas, mas segundo o assessor de comunicação da Manaus Aerotáxi, Paulo Roberto, "as crianças que viajavam no avião eram de colo, o que é normal e não tem relação com o acidente".

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

publicidade
publicidade