PUBLICIDADE

Parada Gay em SP reuniu 3,1 mi de pessoas, diz organização

17 jun 2009 - 17h18
(atualizado às 18h00)
Compartilhar

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) divulgou nota em que aponta que 3,1 milhões de pessoas compareceram à 13ª Parada Gay na cidade, que aconteceu no último domingo. O recorde de público do evento aconteceu em 2005, quando 3,5 milhões de pessoas passaram pela paulista. No ano passado, foram 3,4 milhões de participantes.

Segundo a organização, 3,1 milhões de participantes tomaram a avenida Paulista
Segundo a organização, 3,1 milhões de participantes tomaram a avenida Paulista
Foto: Raphael Falavigna / Terra

Segundo os organizadores, os incidentes de violência ocorridos demonstram a necessidade de aprovação de leis punitivas que intimidem as gangues e práticas homofóbicas, mas também demandam o aprimoramento contínuo do trabalho de segurança da manifestação. "Mais uma vez, a Parada de São Paulo ampliou esse debate, ao defender a aprovação da lei que criminaliza a homofobia", diz o texto.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e a Santa Casa de Misericórdia informaram que pelo menos 57 pessoas ficaram feridas e receberam atendimento médico durante a Parada Gay.

Bomba

A explosão de uma bomba ocorreu às 21h40 no cruzamento da avenida Vieira de Carvalho com a rua Vitória, em Campos Elísios, no centro, de acordo com informações fornecidas por vítimas e testemunhas à Polícia Civil.

A bomba, que seria de fabricação caseira, estava em uma sacola plástica que caiu na rua, provocando um clarão e uma explosão. As vítimas disseram que foram atingidas por estilhaços de canos de PVC e de vidro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), algumas testemunhas informaram que a bomba pode ter sido arremessada de um prédio residencial. Treze pessoas registraram queixa no 3º Distrito Policial (DP), de Campos Elíseos. </p

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade