0

Parada do Orgulho Gay reúne milhares em São Paulo

14 jun 2009
12h55
atualizado às 16h04

Hermano Freitas

Direto de São Paulo

Começou por volta das 12h deste domingo a edição de 2009 da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT) em São Paulo. Trios elétricos foram ligados na avenida Paulista e seguirão em direção ao Centro da capital paulista. A Secretaria de Segurança Pública do Estado espera que 3 milhões de pessoas participem do evento este ano.

A de 2009 terá o lema "Sem Homofobia, Mais Cidadania Pela Isonomia dos Direitos!" e contará com 20 trios elétricos. No primeiro deles, chamado Não Homofobia!, serão coletadas assinaturas a serem enviadas ao Senado, para cobrar a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 122, de 2006, que criminaliza a homofobia em âmbito nacional. Se a proposta virar lei, qualquer ato discriminatório de origem homofóbica será passível de condenação penal no Brasil.

Neste ano, o lado político da Parada também é reforçado por uma homenagem aos protestos de Stone Wall - considerada a primeira grande onda de manifestações pró-direitos homossexuais, em junho de 1969 em Nova York, e aos 30 anos do movimento gay no Brasil.

Redação Terra

A internauta Solange Guido, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
publicidade