PUBLICIDADE

Parada do Orgulho Gay deve reunir 3 mi de pessoas em SP

13 jun 2009 - 13h37
(atualizado às 14h05)
Compartilhar

Cerca de 3 milhões de pessoas devem participar neste domingo da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), em São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O evento está marcado para as 10h, na Avenida Paulista.

Participante posa para foto durante feira de "aquecimento" para a 12ª Parada do Orgulho LGBT, no centro de São Paulo
Participante posa para foto durante feira de "aquecimento" para a 12ª Parada do Orgulho LGBT, no centro de São Paulo
Foto: Raphael Falavigna / Terra

A edição deste ano terá o lema "Sem Homofobia, Mais Cidadania Pela Isonomia dos Direitos!" e contará com 20 trios elétricos. No primeiro deles, chamado Não Homofobia!, serão coletadas assinaturas a serem enviadas ao Senado, para cobrar a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 122, de 2006, que criminaliza a homofobia em âmbito nacional. Se a proposta virar lei, qualquer ato discriminatório de origem homofóbica será passível de condenação penal no Brasil.

A secretaria montou um esquema de segurança diferenciado para o evento, com cerca de mil policiais. Entre os objetivos estão conter a ação de grupos não simpatizantes à manifestação e evitar a venda irregular de bebidas alcoólicas.

Uma das orientações do órgão é que os participantes do evento evitem portar carteiras, bolsas e mochilas volumosas, assim como comprar produtos em camelôs. Outra dica é ter cuidado com crianças e com equipamentos eletrônicos como celulares e máquinas fotográficas.

Caso seja necessário registrar um boletim de ocorrência de fato de menor gravidade, não será preciso ir até uma delegacia. De acordo com a secretaria, basta acessar a internet e preencher formulário da Delegacia Eletrônica, disponível no site do órgão. A confirmação do registro da ocorrência será enviada por e-mail e na mensagem constará um link e uma senha para imprimir o documento.

Dois eventos realizados neste sábado na capital paulista antecedem a parada: o Gay Day, no parque de diversões Playcenter, e uma caminhada com o lema "Não se Cale! Ser Lésbica é um Direito!", na Avenida Paulista.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade