PUBLICIDADE

Para Anistia Internacional prisão de companheiro de jornalista é 'vingança'

18 ago 2013 - 23h01
(atualizado em 19/8/2013 às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres neste domingo
David Miranda (esq.) ficou detido por nove horas em aeroporto de Londres neste domingo
Foto: The Guardian / Reprodução

A Anistia Internacional classificou a detenção do brasileiro David Miranda, namorado do jornalista Glenn Greenwald - responsável por publicar uma série de denúncias sobre a espionagem americana -, neste domingo, no aeroporto Heathrow, em Londres, enquanto tentava embarcar de volta para o Rio de Janeiro, como uma “injustificada tática de vingança”.

"É altamente improvável que David Michael Miranda, em trânsito em um aeroporto do Reino Unido, tenha sido detido de forma aleatória, dado o papel que seu marido teve em revelar a verdade sobre a natureza ilícita de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos", afirmou Widney Brown, diretora sênior de Legislação e Política da Anistia Internacional.

Segundo a Anistia, “a detenção de David é ilegal e indesculpável”. “Ele foi detido sob uma lei que viola qualquer princípio de equidade e sua prisão mostra como a lei pode ser abusiva por razões mesquinhas e vingativas", disse Brown. 

Para a Anistia Internacional, "simplesmente não há base para acreditar que David Michael Miranda apresente qualquer ameaça para o governo do Reino Unido. A única intenção possível por trás desta detenção foi perturbar a ele e a seu marido, o jornalista do Guardian Glenn Greenwald, por seu papel em analisar os dados divulgados por Edward Snowden”. 

Jornalista americano ameaça governo após namorado ficar detido:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade