publicidade
20 de julho de 2013 • 12h10 • atualizado às 12h31

Papa Francisco pronunciará 17 homilias e discursos durante JMJ

 

O papa Francisco realizará 17 discursos públicos, entre pronunciamentos, homilias e saudações, durante sua visita ao Rio de Janeiro e à Basílica de Nossa Senhora Aparecida por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que começará em 22 de julho.

Papa Francisco vem ao Brasil pela primeira vez; veja agenda

Francisco partirá de Roma às 8h45 locais (3h45 de Brasília) de 22 de julho com destino ao Rio de Janeiro, onde chegará às 16h.

No aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim o pontífice será recebido pela presidente Dilma Rousseff e dali seguirá para o Palácio Guanabara, onde ocorrerá uma cerimônia oficial. No local, Francisco fará o primeira de seus 17 discursos durante a viagem.

Às 17h40, o papa se reunirá a sós com Dilma no palácio. Francisco se alojará na Residência Assunção, propriedade da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Sumaré. Na terça-feira, dia 23 de julho, o religioso descansará.

Na quarta-feira, 24 de julho, Francisco partirá às 8h15 ao santuário de Nossa Senhora de Aparecida, a 200 quilômetros do Rio de Janeiro, onde chegará uma hora depois.

Após venerar a imagem de Nossa Senhora na "Sala dos 12 Apóstolos", o papa realizará uma missa na basílica do santuário.

Às 13h, almoçará com os bispos e religiosos no seminário Bom Jesus, em Aparecida.

À tarde, voltará para o Rio de Janeiro, onde chegará às 17h25. Uma hora mais tarde, visitará o hospital São Francisco de Assis da Providência, destinado a jovens indigentes, drogados e alcoólatras.

Na quinta-feira, 25 de julho, às 9h45, o papa receberá a chave da cidade do Rio de Janeiro na prefeitura e abençoará as bandeiras olímpicas.

Às 11h, Francisco visitará a comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, e às 18h será recebido oficialmente por centenas de milhares de pessoas em Copacabana.

Na sexta-feira, dia 26, às 10h, confessará cinco jovens no Parque da Quinta da Boa Visa.

Às 11h30, irá se reunir com vários jovens presos no palácio São Joaquim. Às 12h, rezará o Ângelus na sacada do local.

Em seguida, cumprimentará o comitê organizador da JMJ e seus patrocinadores. Às 13h, almoçará com um grupo de jovens no palácio e às 18h comandará uma via-sacra na orla de Copacabana.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

No sábado, dia 27, às 9h, celebrará uma missa na catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, e às 11h30 se reunirá com autoridades no Theatro Municipal.

Às 19h30, liderará a tradicional Vigília, considerado o momento mais emotivo da jornada, em Guaratiba.

No domingo, dia 28, às 10h, celebrará a missa da JMJ em Guaratiba e após a cerimônia recitará o Ângelus e anunciará a cidade que acolherá o próximo encontro mundial dos jovens católicos.

Às 16h, irá se reunir com o comitê de coordenação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), que agrupa os bispos da América Latina e do Caribe.

Às 17h30, participará de encontro com voluntários da JMJ, e às 19h voltará para Roma, onde chegará na segunda-feira, 29 de julho, às 11h30.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

EFE EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.