PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Voluntários fazem mutirão de madrugada para Jornada da Juventude

Rotina no Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude tem jovens com poucas horas de sono na preparação para o megaevento católico

17 jul 2013 - 09h05
(atualizado às 09h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Volunt&aacute;rios trabalham na confec&ccedil;&atilde;o das oito mil credenciais de jornalistas do mundo todo na JMJ</p>
Voluntários trabalham na confecção das oito mil credenciais de jornalistas do mundo todo na JMJ
Foto: André Naddeo / Terra

As milhares de credenciais estão impressas e é preciso colocá-las fielmente, sem trocadilhos, centralizadas no plástico que passará pela prensa que a deixa uniforme. Os documentos voltam para a mesa e é hora, então, de colar o selo de autenticidade da Jornada Mundial da Juventude. Detalhe: são 8 mil jornalistas do mundo todo credenciados para o megaevento católico. Isso sem falar nos 10 mil padres e voluntários, entre outros participantes.

Todos devem estar com crachás e o esforço repetitivo, se não causa lesão, traz cansaço, bocejos e fome saciada apenas com a pizza coletiva que garante alguns momentos de alívio no trabalho quase incessante. Esse é um pequeno resumo do que tem sido a rotina dos milhares de voluntários no Comitê Organizador Local da JMJ, que avançam madrugada adentro nos últimos preparativos a menos de uma semana da primeira visita internacional do novo líder católico, o papa Francisco, que chega ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira - a jornada acontece entre os dias 23 e 28 de julho.

Os afazeres de última hora têm exigido muito fôlego de quem é voluntário, mas tem que acordar bem cedo no dia seguinte para a rotina de trabalho. “Estou com muito sono nesse momento”, confessa Débora Carvalho, corretora de imóveis, e que na JMJ integrará a equipe da sacristia dos padres. Ela, que na última terça-feira, em que a reportagem do Terra acompanhou de perto o trabalho dos voluntários, havia acordado 4h30 para visitar um cliente em Rezende, no interior do Rio. E no dia seguinte, estaria de pé às 7h para recomeçar a dupla jornada.

<p>Rotina é de poucas horas de sono, e muitos afazeres de última hora </p>
Rotina é de poucas horas de sono, e muitos afazeres de última hora
Foto: André Naddeo / Terra

“Eu seguro bem, os amigos se ajudam, e com toda essa agitação o cansaço vai embora.  Temos muita coisa para fazer, mas de tanta ansiedade, não tenho conseguido nem dormir”, disse ela.

Uma troca de última hora na empresa que confeccionaria as credenciais trouxe acúmulo de trabalho. Quando viu a correria dos companheiros, Marcelo Soares, gerente financeiro, também resolveu arregaçar as mangas. 

“Fiquei até chateado de não ter vindo antes”, afirma, entre um selo e outro colado nas credenciais dos profissionais de imprensa. “Acho que quando a gente faz o que gosta, dá para levar. Sempre tem alguém que vai buscar uma pizza, a gente se ajuda”, complementa ele, que na JMJ terá a missão de recepcionar e paramentar os cardeais que acompanharão a comitiva do papa Francisco. “Vou virar a noite na quinta e na sexta também”, avisa. 

Os milhares de voluntários da JMJ terão diferentes responsabilidades dentro do evento promovido pela Igreja Católica. Mas enquanto o Santo Padre não chega à Base Aérea do Galeão, “a gente faz trabalho manual e ajuda onde vê necessidade”, como explica a psicóloga Julia Rangel, que vai integrar a equipe da liturgia, responsável pelos textos a serem lidos nas missas, pelo caráter espiritual da Jornada, dentre outras missões. 

<p>Trabalho &eacute; manual e selos de autenticidade t&ecirc;m lugar certo&nbsp;</p>
Trabalho é manual e selos de autenticidade têm lugar certo 
Foto: André Naddeo / Terra

“Semana que vem já cancelei meus pacientes, vou receber quatro peregrinos na minha casa e resolvi tirar esses dias para viver a jornada de forma intensa”, finaliza, ciente de que a fé, nessas horas, é o maior alimento destes voluntários que abrem mão até de um orçamento maior no final do mês em prol da religiosidade. Mas se a pizza chegar e a fome bater, não será pecado cair em tentação. 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade