PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Voluntários 'correm' para terminar história em quadrinhos oficial da JMJ

O grande aliado dos ilustradores foi o uso de software livre

19 jul 2013 - 09h07
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A história com o Papa Francisco ainda é sigilosa. A que tem o Papa Bento XVI e a escolha do Rio de Janeiro como sede da JMJ está na internet em vários idiomas</p>
A história com o Papa Francisco ainda é sigilosa. A que tem o Papa Bento XVI e a escolha do Rio de Janeiro como sede da JMJ está na internet em vários idiomas
Foto: Divulgação

Quando a história em quadrinhos oficial da Jornada Mundial da Juventude ficou pronta, o Papa ainda era Bento XVI. Então, o alemão decidiu renunciar ao pontificado, e o animador Gabriel Cruz e o ilustrador Sami Souza tiveram de fazer um verdadeiro milagre: produzir um novo material, já com a imagem do papa Francisco, antes que o evento começasse. Os dois "correm" para dar os últimos retoques na produção, que deve ser lançada no próximo final de semana.

A primeira história foi produzida em cerca de quatro meses. A segunda, na metade deste tempo. O grande aliado dos ilustradores foi o uso de software livre. “A primeira versão foi feita apenas em formato digital, o que é até ecologicamente correto. Conseguimos criar um ambiente de trabalho muito bom. Software livre é mais do que a ideia de não pagar por um programa. É a ideia de trabalhar em comunidade, fazer um trabalho de colaboração. Qualquer problema que você tem, basta buscar ajuda na internet”, explica Gabriel, 32 anos. 

É algo que tem muito a ver com o ideal do evento para o qual ambos se ofereceram para ser voluntários. “Foram duas histórias acontecendo ao mesmo tempo: produzir o trabalho em software livre e fazer o projeto para a JMJ. Essa cultura de colaboração do software livre tem tudo a ver com a gente e com a filosofia cristã em que estamos inseridos”, complementa o roteirista da produção. “E tem o fato de a gente estar fazendo um trabalho para levar a questão da fé para os jovens com um dom que Deus nos deu.”   

O software ainda possibilitou que ambos pudessem trabalhar em seus tablets onde quer que fosse. Sami desenhou boa parte do material no caminho de casa, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, até o trabalho, no centro. “Eu brinco que o trem era a extensão do nosso estúdio. Tinha ar condicionado e tudo. E uma hora e meia por dia era tempo suficiente para fazer muita coisa. Só precisava ficar de olho para ninguém roubar meu tablet”, brinca o ilustrador de 36 anos, que se ofereceu para o trabalho de forma voluntária.

Nem por isso, no entanto, foi mais fácil. Ambos tiveram de pedir ajuda para quatro alunos seus em ilustração, o que não impediu de terem que atravessar madrugadas trabalhando. “Se não tivesse isso, não seria um trabalho profissional. É um pré-requisito”, diverte-se Gabriel. “A gente precisou de muito café. Só não podia tomar demais para a mão não começar a tremer”, completa Sami.

A história com o papa Francisco ainda é sigilosa. A que tem o Papa Bento XVI e a escolha do Rio de Janeiro como sede da Jornada Mundial da Juventude está na internet em vários idiomas. Gabriel e Sami criaram um personagem que simboliza cada jovem que vai ajudar a realizar o evento. Na primeira edição, o personagem explicava para os pais o que era a JMJ. A segunda deve ter algo sobre a expectativa deste personagem com o Papa. 

E, por incrível que pareça, tudo que os dois sugeriam era logo acatado pelos padres que cuidaram da coordenação do projeto. “A gente brinca que foram nossos melhores clientes”, diz Sami.

 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade